Variedades

Coluna Atenta - César Cordeiro

26 ABR 2011 • POR • 06h20

#Coluna Atenta - César Cordeiro



#####Medida aprovada

O advogado Roberto Nogueira da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse a Atenta que a medida tomada pela Justiça de interditar totalmente o Estabelecimento Penal Semi-aberto é mais que neces-sária, dada as condições subumanas em que os detentos estavam sendo submetidos e o local inadequado onde o semia-berto vinha funcionando.

#####Lar doce Lar

Com a medida os presos no regime que são de Dourados passaram a cumprir prisão domiciliar desde a semana passa-da, ou seja; devem se recolher a partir das 19 horas sendo liberados para o trabalho somente no outro dia as 6h da manhã. Caso sejam flagrados em alguma bliz fora do horário estipulado da prisão domiciliar acabam regredindo e voltando para a PHAC, o mesmo acontecendo se cometerem algum crime.

#####Pensão Alimentícia

Os recolhidos pela Prisão Civil, no caso os que deixarem de recolher pensão alimentícia serão levados e permanece-rão no 1o Distrito Policial da Rua Cuiabá. Neste ponto que Roberto Nogueira discorda da decisão. “Os presos que come-teram delitos graves ficam em casa e os que cometeram delitos não considerados graves serão trancafiados, fica uma situação complicada saber que os presos de alta periculosidade estão em casa e os de menos ofensividade estão presos na Delegacia”, opinou.

#####Como separar?

Nogueira esteve no 1o Distrito Policial assim que a medida entrou em vigor. Pelo despacho do juiz Rodrigo Barbosa Sanches os presos de prisão civil ficarão isolados dos demais internos. “A decisão traz esta observação mas o 1o Distrito da rua Cuiabá não tem estrutura para fazer esta separação e daí como fica?”, indaga o advogado.

#####Blindagem da AL

Em coletiva concedida ontem o procurador geral de Justiça do Estado, Paulo Alberto de Oliveira, disse à imprensa da capital, que o Ministério Público Estadual está disposto a ir até a ultima instância caso seja negada o mandado judicial para quebra de sigilo bancário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Hoje a AL está mais bem blindada do que os caveirões que sobem os morros do Rio de Janeiro.

#####Queda nas mortes

O número de mortes registradas em acidentes nas rodovias federais durante o feriado da Semana Santa foi 18% menor em relação ao ocorrido no período de carnaval deste ano. As informações foram divulgadas ontem pela Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF). Ao todo, 175 pessoas morreram em acidentes nas estradas federais de todo o País na Semana Santa, ante 213 durante o período de carnaval.

#####Queda de acidentes

Em relação aos acidentes de trânsito, também houve queda. Foram registrados 3.861 acidentes na Semana Santa con-tra 4.165 no último carnaval, uma queda de 7%. Também houve diminuição com relação ao número de feridos na mesma base de comparação. Foram registrados 2.274 feridos durante a Semana Santa, ante 2.441 no carnaval, o que significa uma queda de 7%. O Estado da Bahia concentrou o maior número de mortes (25), seguido por Minas Gerais (24).

#####Quais fatores?

Será que os brasileiros estão mais conscientes com relação ao trânsito ou o preço dos combustíveis impossibilitou muitos de pegarem a estrada neste feriadão? Quem sabe a popularização nos preços das passagens aéreas também tenha influencia. A descoberta dos fatores são importantes, mas importante ainda é saber que houve redução no número de acidentes, mortos e feridos.

#####Ronda Escolar

Eram por volta de 22 horas da última terça-feira quando uma equipe da Guarda Municipal abordava pessoas suspeitas em frente a Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso (Vila Mattos). A Ronda Escolar tem sido motivo de bastante elogio por parte de professores e alunos das escolas públicas de Dourados pela maneira com que é conduzida e os resultados positivos que tem alcançado principalmente com relação a apreensão de armas de fogo e armas brancas.

#####Menores em casa

O prefeito Murilo Zauith tem dado todo suporte para que garantir a continuidade da Ronda Escolar e vai além. Disse que nos próximos dias será colocada em prática uma medida em conjunto com o Juizado da Infância para que os menores não mais perambulem pela cidade após a meia noite. Será uma medida parecida com o famoso Toque de Recolher.

######“Semiaberto da Hayel Bom Facker - mais um presente de grego da era Zeca do PT”