Policia

Bullying virtual vira caso de polícia

19 ABR 2011 • POR • 22h58
Delegacia da Mulher já registrou dois casos de bullying virtual este ano - Foto: Hedio Fazan /PROGRESSO
DOURADOS – O Bullying virtual está virando caso de polícia em Dourados. Este ano ao menos duas mulheres que se sentiram prejudicadas por terem vídeos e fotos expostos por ex-namorados na internet procuraram a delegacia para registrar queixa.

De acordo com a delegada Mulher em Dourados, Francielli Candoti, como a denominação bullying virtual não existe crime no Código Penal, os casos estão sendo tratados como injúria, difamação, o que pode gerar uma indenização por danos morais.

Na primeira condenação o réu geralmente tem a suspensão condicional do processo, o que o obriga por um período prestar contas à justiça todo o mês sobre suas condutas. Na reicidência, o crime de injúria pode implicar em detenção, de um a seis meses, ou multa. O crime de difamação pode levar a detenção, de três meses a um ano, e multa.

Um estudo realizado pela MITI Inteligência, empresa especializada em monitoramento de redes sociais, identificou pelo menos 38 mil casos classificados como bullying nas redes sociais entre os dias 2 e 6 de abril deste ano. Foram identificadas interações contendo palavras de baixo calão relacionadas a empresas, marcas, personalidade e pessoas comuns, atribuindo inclusive nomes e referência.

Segundo Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, \"pessoas comuns abrem seus perfis nos canais de relacionamento, criam identidades virtuais e expõem opiniões e experiências de forma aberta e muitas vezes intempestiva. Os comentários na rede estão cada vez mais inflamados e os usuários não se intimidam ao se referir a empresas, personalidades e até pessoas de seu relacionamento utilizando os mais diversos termos pejorativos\".

Para ela, as redes sociais proporcionam um ambiente de livre expressão, entretanto é necessário manter o equilíbrio e responsabilidade, \"lembrando que a linha que separa o real e o virtual é cada vez mais tênue, e o que é de direito público ou privado está hoje praticamente à mercê do bom senso de cada usuário\", comentou.

Hoje no Brasil existem pelo menos onze delegacias especializadas em crimes virtuais, que registram dados crescentes de denúncias e reclamações, abrindo discussão para uma outra preocupação: o reflexo das agressões virtuais em ambientes reais.