Cidades

Dia Mundial Ivinhema se mobiliza para combater a aids

3 DEZ 2010 • POR • 00h03
Mobilização aconteceu no centro da cidade da de Ivinhema Foto: Paulo César
IVINHEMA - O problema da Aids tem preocupado o Ministério da Saúde. O Brasil tem um programa de prevenção à aids e atendimento médico aos doentes considerado exemplar. Contudo, o aumento da taxa de incidência da doença, es-pecialmente entre os jovens, serve de alerta para reforçar o quanto esta é perigosa, sendo necessário manter sempre os cuidados e a vigilância.

Neste cenário, a Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria Municipal de Saúde dá uma atenção especial a essa do-ença. No dia 1 de dezembro – Dia Mundial de Combate a Aids - aconteceu uma mobilização no centro da cidade que teve como um dos objetivos o esclarecer a população sobre os riscos desse mal. Na ocasião, foi feita também uma distribuição de panfletos educativos e de preservativos.

Segundo a secretária de Saúde de Ivinhema, Sonia Aparecida, o número de DSTs aumentou nos últimos tempos. “Já tínhamos casos de pessoas com o vírus HIV positivo em nossa cidade e novos casos têm surgido. Outras doenças sexu-almente transmissíveis também têm aumentado muito em Ivinhema. Por isso nós orientamos as pessoas para que tomem muito cuidado e que pratiquem sexo seguro, ou seja, com o uso de preservativo”.

Um fator positivo de prevenção em Ivinhema é a Coordenação DST/AIDS, que funciona junto a Secretaria Municipal de Saúde. Para mais informação os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3442-2642. Todo atendimento é gratuito.

Previna-se - O risco em contrair o vírus da Aids está em fazer sexo anal, oral e vaginal sem proteção. Compartilha-mento de agulhas e seringas. Transfusão de sangue contaminado. Da mãe infectada para o filho na gestação, parto ou amamentação.

Não há risco em beijos, abraços e apertos de mão, suor, lágrimas, tosse e espirro. Talheres e copos, sabonete, toalha e lençóis, piscina, banheiro e assento de ônibus, no trabalho na escola, no ambiente de lazer, entre outros.
Faça o teste de Aids, sífilis e outras doenças. Procure uma unidade de saúde mais próxima. Os exames são gratuitos e o resultado é mantido em sigilo.