Esporte

Perda do título não abala o moral de Tite no clube

3 DEZ 2010 • POR • 00h20
Tite continuará no comando do Corinthians, mesmo com a perda do título garante a diretoria Foto: Arquivo
SÃO PAULO - Seja qual for o desfecho do Campeonato Brasileiro, com ou sem título, o técnico Tite terminará sua tem-porada com prestígio e valorização bem maiores do que quando foi contratado para substituir Adílson Batista.

Plano B para o cargo - Parreira era a primeira opção e disse não-,Tite foi conquistando a diretoria pelos resultados imediatos, e também os jogadores pela maneira como conduz o grupo, pondo um ponto final à insatisfação entre alguns atletas do elenco.

O resultado disso foi a recuperação da equipe, que estava a cinco pontos do líder, e a confirmação da vaga na Liberta-dores. Em oito rodadas, o Corinthians saiu do inferno e pode chegar ao céu, caso a combinação de resultados no domingo traga o título brasileiro ao Parque São Jorge.

\"Sei da minha importância (na reação do time), não sou um falso humilde\", disse Tite. \"Tenho noção da minha res-ponsabilidade e sabia que, no mínimo, eu tinha de classificar o time na Libertadores, aqui é uma pressão a todo o mo-mento.\"

A declaração foi uma das poucas em que Tite, que nada tem de egocêntrico, assumiu seu papel nessa guinada da equi-pe. Embora queira demais ser campeão (jamais ganhou um título brasileiro), ele sabe que não será fácil o Fluminense tropeçar diante do Guarani. \"Sou bem resolvido, vai acontecer o que tem de acontecer, e o mérito, se o título vier, será de toda a campanha Buscamos cada ponto e estamos aqui porque merecemos.\"

Se perder o título, a diretoria, que já trabalha na busca de reforços, continuará fechada com Tite e o eximirá de culpa, qualquer que seja o resultado domingo no Serra Dourada.

A diretoria elegeu um culpado pela perda do campeonato: Adílson Batista. Indiretamente, o ex-treinador tem sido cri-ticado a todo instante por dirigentes pelas sete rodadas de tropeços. Apontam sua filosofia ofensiva como a culpada pela queda de produção do time.

A amigos, Adílson tem dito que o Corinthians faz parte do passado e acha natural que o apontem como culpado. Mas disse que quando fazem isso esquecem de dizer que nas tais sete rodadas em que o time patinou ele não podia contar com todo o elenco.

Elenco que também já tinha suas diferenças com o ex-comandante, e que pedia por mudanças na equipe. William e Roberto Carlos foram alguns dos jogadores que sugeriram alterações na maneira de a equipe atuar.

Tite chegou e colocou o time nos trilhos. Sua filosofia se encaixou com o que queriam os jogadores, simplificou o es-quema tático e afastou alguns \"problemas\", como o zagueiro Thiago Heleno, que jamais teve chance com o atual treina-dor.

Atletas do Corinthians dizem que outra característica de Tite é sua sinceridade. Se não pretende escalar algum joga-dor, diz isso na cara, evitando intrigas desnecessárias.