Policia

Preso chutou cabeça de detento decapitado na quadra de presídio

8 AGO 2016 • POR • 15h28
Corpo de preso decapitado. Foto: divulgação
O detento Fernando Florentino da Silva, de 26 anos, chegou a ter a cabeça chutada depois de decapitado por um preso durante a rebelião na Penitenciária de Naviraí. Outro detento, Luiz Fabiano Bezerra, 36, o "Zorba", ferido durante o início do motim, chegou a ser socorrido, mas morreu antes de chegar ao hospital, segundo o CampoGrandeNews.

Transformado em refém depois que os presidiários tomaram vários pavilhões da penitenciária e promoveram um quebra-quebra, colocando fogo em colchões e móveis, Fernando da Silva foi levado para a quadra de esportes do presídio com as mãos amarradas para trás e foi decapitado. A morte teria ocorrido no fim a tarde.

Além da investigação sobre os dois homicídios e sobre os ferimentos provocados a outros 12 detentos, que será feita pela Polícia Civil, também será instaurado um procedimento administrativo interno.

Do total de 50 líderes de facções criminosas que participaram da Rebelião em Naviraí, pelo menos 25 serão transferidos para Dourados. O restante será encaminhado para a capital do Estado. Ontem, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, confirmou que duas pessoas morreram. Luiz Fabiano Bezerra, 36, o "Zorba", e Fernando Florentino da Silva, também de 36 anos, foram executados por companheiros de cela, por motivos ainda desconhecidos.

Hoje o governador Reinaldo Azambuja disse que a rebelião foi causada por brigas de fações criminosas e que novas poderão ocorrer no Estado. "Existe um acirramento pela conquista de espaço interno, dentro do sistema prisional em todo o país. Isso já está identificado e o governo está atendo", disse.

Diante da situação, ele não descarta que novas rebeliões ocorram. "É possível que possa ocorrer em outras localidades". Para tentar coibir novos confrontos entre internos, Reinaldo acredita no reforço do policiamento dentro das unidades prisionais.