Política

Délia prepara audiência pública de combate às drogas

14 ABR 2011 • POR • 22h18
Délia Razuk, do PMDB - Foto : Éder Gonçalves
DOURADOS - Após reunião com professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na semana passada, onde foi apresentado um projeto que prevê a capacitação de profissionais da saúde para atuar no atendimento aos dependentes químicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vereadora Délia Razuk (PMDB) propôs a elaboração de uma audiência pública para debater políticas de combate às drogas, principalmente o crack, que cresce na região.

Délia explica que a necessidade de uma audiência pública neste momento é crucial, pois em poucos dias foi procurada pelos representantes do Conselho Antigrogas de Dourados, do Conselho da Juventude e do Centro Único das Favelas (CUFA) que expuseram sobre os problemas que a população tem enfrentado pela falta de políticas preventivas de combate as drogas.

Segundo Délia Razuk o tráfico e o consumo de drogas são um dos maiores problemas sociais que se expande cada vez mais em Dourados, por isso, a proposta de discutir amplamente sobre a temática para que a sociedade saiba como proceder mediante situações que envolvam drogas ilícitas. “Neste momento é preciso união de órgãos competentes, intuições, associações para criarmos estratégias preventivas e emergenciais para estancarmos esta mazela que atinge tantas famílias e causa grandes prejuízos à população”, afirma.

O crack hoje já pode ser considerado uma epidemia, pois é uma droga barata, de fácil acesso e o usuário faz uso várias vezes ao dia, além disso, é considerada extremamente nociva a saúde, uma vez que pode causar infartos, derrames, problemas respiratórios e problemas mentais sérios. “Precisamos nos unir, pois a sociedade pede uma reação das autoridades. Não podemos transferir as nossas responsabilidades, este assunto tem que ser preocupação de todos nós”, diz Délia.

O projeto que pede a criação da audiência pública será apresentado em plenário na próxima sessão ordinária, na segunda-feira (18), às 18h30.