mundial

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016

4 AGO 2016 • POR • 13h59
Com o tema "Aleitamento Materno, presente saudável, presente futuro", a Semana Mundial da Amamentação 2016 trabalha neste ano na conscientização das pessoas para a importância de oferecer o leite materno como único alimento dos bebês até o sexto mês de vida.

Pelo segundo ano, o Governo do Estado é parceiro dessa campanha e vai participar, junto às organizações, para que a mensagem alcance o maior número de pessoas possível. A abertura acontece nesta quinta-feira (04), às 14:30h, na arena de eventos, do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

O evento abre com a Exposição fotográfica: "É preciso uma aldeia inteira para AMAMENTAR uma criança", da fotógrafa Ana Cayres. Outras atividades fazem parte do calendário da programação. (veja quadro)

Banco de Leite

O Banco de leite humano (BLH) é um centro de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, prestando assistência a mães e bebês com dificuldades na amamentação. Também faz a captação, coleta e pasteurização de leite materno para fornecer aos recém nascidos prematuros e baixo-peso.

No Hospital Regional a coleta de doações de leite materno neste mês foi de aproximadamente 60 litros. O volume é considerado satisfatório, mas é menor do que a demanda de consumo. Por isso a importância dessa campanha que visa também orientar para que as mães que têm condições de doar leite materno contribuam com os bancos de leite do Estado.

Para ser doadora de leite materno basta estar amamentado e produzindo mais leite do que o próprio filho consegue mamar e ter feito o pré-natal.

O cadastro pode ser feito pelo telefone 3378-2715. O banco de leite humano vai até o domicilio da doadora levar material e ensinar a tirar o leite que será armazenado. Uma vez por semana o BLH faz a retirada do leite.