Solidariedade

Campanha de doação de sangue é um sucesso em Rio Brilhante

4 AGO 2016 • POR • 09h02
Mais de 200 pessoas comparecem ao posto central para coleta de Sangue. - Foto: Divulgação
Rio Brilhante adere campanha de doação de sangue nos dias 29 e 30 de julho, e mais de 200 pessoas comparecem ao posto central para coleta de Sangue, além da doação foi realizado cadastro de doação de medula óssea durante a campanha. Quem não teve a oportunidade de doar durante a campanha pode estar procurando a sede de campo Grande ou Dourados, qualquer dia da semana para ajudar neste trabalho de salvar vidas.

Para doação bastava estar de posse de documento oficial com foto, em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção, estar descansado e alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, o limite para a primeira doação será 60 anos de idade, menores entre 16 e 17 anos de idade podem ser aceitos com autorização do responsável legal e pesar mais de 55 Kg.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes como hemácias, plaquetas, plasmas e outros, e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para atender os casos de emergência.

O biomédico da Secretaria Municipal de Saúde, Fábio Crestanello disse que ficou feliz pela conscientização da população por toda população que compareceu e doou, pois apenas quem já precisou da doação sabe da ansiedade e angustia das listas de esperas.

A assistente social do Hemosul, Joana Léa destacou a importância da doação de sangue, da necessidade que temos hoje de todos os tipos de sangue e o que mais faltam são os negativos.