Saúde

HU investe em novos equipamentos

9 ABR 2012 • POR • 08h17
Assim como doenças crônicas - diabetes e hipertensão, porque hoje a rouquidão surge tão precocemente na infância e juventude?

Na realidade não houve um aumento da rouquidão nesta população, o que esta havendo é uma maior preocupação, uma maior conscientização, através de informações, palestras sobre saúde vocal, o que tem despertado uma maior atenção não só com a criança que gagueja ou que fala errado, mas com as crianças e adolescentes que apresentam rouquidão.

Vale lembrar que cerca de 10% das crianças entre 3 e 12 anos apresentam rouquidão, e que geralmente 90% dessa rouquidão são causados pelos nódulos (calos) vocais, portanto, é necessário frisar que aquelas crianças e adolescentes que ficam roucas com certa freqüência após eventos, brincadeiras infantis, devem ser encaminhadas para um especialista para uma avaliação e conduta adequada.

A campanha da voz tem como tema a prevenção do câncer de laringe. Qual é a orientação?

Segundo a Organização Mundial de Saúde o Brasil é o segundo país no ranking mundial de câncer de laringe. São cerca de 15 mil casos diagnosticados por ano, mais da metade são fatais. Cerca de 8 mil brasileiros morrem por ano, pela falta de conhecimento, informações e de um diagnóstico precoce, o que pouparia milhares de mortes.

A incidência maior dessa doença constata-se entre os homens, os maiores consumidores de bebida e cigarros. Mesmo entre as mulheres, que eram mais cuidadosas com a saúde, a incidência de câncer de laringe vem aumentando significativamente ao longo das últimas décadas.

Rouquidão persistente por mais de duas semanas, sem causa evidente, deve ser avaliada por um médico otorrinolaringologista; cansaço, pigarro, dor ou ardencia na garganta, falhas na voz, devem ser investigados. Se você apresentar alguns desses sintomas procure uma especialista da voz.


Considerações finais...
Considerando a voz como um meio essencial de comunicação, de alcançar o outro e que aproximadamente 70% da população economicamente ativa do Brasil tem a voz como instrumento de trabalho, e que os distúrbios vocais afastam o profissional de sua função, especialmente o professor, acarretando prejuízos ao estado, ao município, comprometendo a educação, é fundamental que haja maior envolvimento das instituições, como universidades, órgãos competentes do estado e municípios, para que mudanças mais robustas ocorram assim como políticas mais efetivas, sempre visando o bem comum de uma comunidade.

São necessárias campanhas, cursos, palestras, projetos que visem levar conhecimento a respeito do uso adequado e correto da voz, sua importância em nossas vidas. Voz é saúde, voz é vida, cuide da sua saúde, cuide da sua voz Trate sua voz com carinho, ela merece.