Saúde

HU investe em novos equipamentos

9 ABR 2012 • POR • 08h17
Qual é a relação entre \'estado de espírito\' e saúde vocal?

A melhor maneira de entendermos essa relação é quando conhecemos com maior intimidade uma pessoa e apenas ouvimos um \"alô\" dela ao telefone e conseguimos identificar seu \"estado de espirito\" ou mesmo seu humor. Uma voz saudável nos proporciona essa percepção existente entre emoção e saúde vocal, com maior evidência. Considerando que a voz nos revela o estado emocional, o estado de saúde, a voz é uma das extensões mais fortes da nossa personalidade. A voz nos dá uma riqueza de informações em potencial. Quando nós estamos bem, fisicamente, emocionalmente, nossa voz também estara bem, flui com mais suavidade, como menos esforço, revelando uma pessoa segura, equilibrada e confiável.

E sobre a importância da voz como \'cartão\' de visita?

Uma voz bem colocada, com boa entonação, persuasiva, convincente, agradável, falar com emoção, motivação, com certeza vai fazer do indivíduo uma pessoa que transmite, seriedade, sobriedade, inteligência, domínio de si próprio e conhecimento, esse indivíduo terá uma imagem positiva de um bom profissional e também de um bom comunicador.

Como treinar uma voz harmoniosa e compatível com a personalidade? O que se pode fazer para causar a melhor impressão?

Todos podemos melhorar nossa voz, para que possamos ter uma voz compatível com nossa personalidade, é necessário usar a voz com emoção, com controle corporal e controle emocional, traduzindo pela voz o que realmente somos.
Para causarmos um boa impressão, além de ter uma voz de boa qualidade, temos que ter uma habilidade na comunicação interpessoal, revelada em uma voz bem colocada, bem impostada e uma articulação precisa, visando uma comunicação compreensiva e mais eficiente. Essa habilidade de comunicação interpessoal e a qualidade vocal são extremamente exigidas no ambiente social e profissional.

Falar bem e com boa voz é antes de tudo, realizar-se com pessoa. Tratar da voz é tratar do indivíduo, ele não só melhora vocalmente, como pessoalmente e socialmente, aumentando a alegria de viver. A voz liberta, quando a utilizamos devidamente, ela nos permite ocupar adequadamente nosso espaço vocal.


Quais os vilões da voz? E o que a beneficia, especificamente?

Os maiores vilões da voz são os maus hábitos vocais, como falar alto, abusos vocais, fazer competição vocal falando em lugares abertos e barulhentos, gritos constantes, cantar de forma abusiva e sem preparo, pigarrear e tossir com frequência, ingerir líquidos gelados, bebidas alcoólicas e tabagismo etc. O que pode beneficiar uma voz saudável é evidentemente evitar todos esses abusos ja colocados.

Também deve-se ingerir pelo menos oito copos de água durante o dia, hidratando consequentemente o trato vocal, evitando quaisquer tipos de abusos vocais, fazendo aquecimento e desaquecimento após uma apresentação, evitando o cigarro e bebida alcoólicas.

Procurar, sempre que sentir sintomas de cansaço vocal, ardência, queimação, falhas na voz e especialmente rouquidão, o médico otorrinolaringologista ou o fonoaudiólogo, que são os profissionais aptos a conduzirem orientação e tratamento vocal.