Saúde

Voz é a extensão da personalidade

14 ABR 2011 • POR • 15h45
Fonoaudiólogo Ademir Garcia Baena é especialista em voz
DOURADOS – Um simples “alô” pode revelar muito sobre o “estado de espírito” da pessoa do outro lado da linha. A voz, uma das extensões mais fortes da personalidade, denuncia o estado emocional e de saúde, diz o fonoaudiólogo clínico, Ademir Garcia Baena, que também atua no Hospital Universitário.

Segundo ele, uma voz bem colocada, com boa entonação, persuasiva, convincente e agradável, transmite, seriedade, sobrie-dade, inteligência, dominio de si próprio e conhecimento, uma imagem positiva de um bom profissional e comunicador.

Problemas de voz são mais frequentes do que se imagina e exigem ajuda especializada. Entre os sintomas persistentes que devem ser investigados estão: rouquidão, dor e ardor na “garganta”, alerta Baena.

Pesquisa realizada na cidade de Dourados, durante cursos do Programa de Saúde Vocal, revela que 95% dos professores, de um total de 284, apresentam pelo menos alguns sintomas como: rouquidão, ardência, cansaço, sequidão, sensação de corpo estranho, falhas na voz. O levantamento também indica que 72% dos educadores entrevistados foram considerados disfônicos, diz o fonoaudiólogo.

Ademir Baena é professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Unigran (Voz na Mídia – Rádio e TV). Ele é graduado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Fonoaudiologia Clinica e Voz com aperfeiçoamento em Distúrbios de Aprendizagem, Dislexia e Fonoaudiologia Clinica.

Fez estágio em Voz na Universidade Estadual do Arizona, em Tempe (EUA), Centro de Voz da Universidade de Medicina de Pittisburgh (EUA), Universidade British Columbia, em Vancouver (Canadá) e no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria da Faculdade de Medicina de Lisboa (Portugal).

É sócio fundador da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, criou o Serviço de Atendimento Fonoaudiológico Público de Dourados em Unidade de Saúde, o Projeto Estadual de Saúde Vocal do Professor, o Programa de Saúde Vocal do Professor do Município de Dourados, o Programa de Saúde Vocal “Viva Voz” da Universidade Estadual (UEMS), o Programa de Saúde Vocal da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e de Saúde Vocal “Viva Voz” do Município de Maracaju.

Confira a seguir entrevista concedida, ao O PROGRESSO e ao site Douradosagora, por Ademir Garcia Baena em comemoração ao Dia da Voz, celebrado amanhã, 16 de abril.