Proibição

Queimadas controladas são proibidas no Estado

3 AGO 2016 • POR • 14h22
Produtores rurais estão proibidos de realizar queimadas controladas, principalmente devido ao período de estiagem, desde o dia 1° de agosto. O prazo segue até setembro para a região do Planalto e, em outubro, para o Pantanal.

De acordo com o Campo Grande News, o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) alerta para o prazo e para as quatro exceção, que podem ser feitas desde que tenham autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).

A primeira exceção refere-se à queima de canaviais, permitida por ser um método despalhador e facilitador de corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial; a segunda trata-se da queima da palhada resultante da colheita mecanizada de sementes. Está fora da proibição também os cursos de capacitação promovidos sobre o tema, referente a membros do Comitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A quarta exceção, destacada pela consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho, está relacionada à queima controlada de restos de agropastoris como método de manejo e controle fitossanitário e de vetores. Esse item foi incluído hoje na relação.