UEMS

Estudantes de Dourados partem para Encontro Nacional de Negros e Negras da UNE

3 AGO 2016 • POR • 08h18
Alunos da UEMS na frente da Praça Antonio João, preparados para partir. - Foto: Carlos Buckholz/ O PROGRESSO
Na manhã desta quarta-feira (03), os estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul partiram para o Encontro Nacional de Negros e Negras da UNE. O evento acontece na Bahia e tem duração de três dias, sendo que o evento acontece no dia 05, 06 e 07 de agosto.

A aluna Vivian Tomanz de 19 anos, diz: "É essencial ir neste encontro para conhecermos a identidade de nós negros, conhecermos um pouco de nossa causa e também para descobrirmos diferença de racismo e preconceito, que para muitos é a mesma coisa".

"A maioria acha que o racismo não existe, ou apenas é passageiro, mas vemos todos os dias, pessoas sofrendo com o racismo em qualquer lugar da cidade. O branco se acha no poder de fazer racismo, sendo que somos todos iguais", completou.

Vivian ainda diz que o encontro irá juntar várias pessoas de todo o Brasil, unidos pela causa para trocarem experiências, histórias e motivos de luta contra o racismo.

5º ENUNE - Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE

Durante os dias 5, 6 e 7 de Agosto a cidade de Salvador - BA, receberá a 5º edição do Encontro de Negros, Negras e Cotistas da União Nacional dos Estudantes (ENUNE).

Com o tema "MINHA PRESENÇA TE INCOMODA? CONQUISTAR DIREITOS E AFRONTAR O RACISMO", o encontro será um espaço de articulação e síntese das mais variadas experiências de enfrentamento ao Racismo que vêm mudando a cara deste país.

Que a nossa presença incomoda, isso é um fato! Porém, quando conquistamos direitos é preciso também Afrontar o Racismo, resistir e lutar pela afirmação da identidade e pela vida da população negra.

Informações: Fenead