POLICIAL

Coletes balísticos usados por ladrões foram furtados de Correios

1 AGO 2016 • POR • 14h52
Coletes à prova de bala foram furtados de agências dos Correios - Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Os coletes à prova de bala usados por ladrões em assaltos em Campo Grande foram furtados de agências dos Correios. A informação foi repassada ao G1 nesta segunda-feira (1º) pelo delegado Weber Luciano de Medeiros, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil da capital. Os dois suspeitos de usar os coletes foram presos na semana passada por tentativa de homicídio contra duas pessoas em uma praça do bairro José Abrão.

As agências da rua Ceará e do bairro Moreninhas foram furtadas nos dias 20 de junho e 1º de julho, respectivamente, conforme boletins de ocorrências registrados pela Polícia Civil. Além dos coletes balísticos, os ladrões levaram outros objetos como modem, colchonete e cofre.

"Na ocasião, eles quebraram as paredes para entrar nas agências usando maçaricos e arrebentaram os cofres, roubaram valores altos, segundo consta. Depois, colocaram cofre novo na agência e os bandidos voltaram lá e levaram de novo uma semana depois [...] Esses coletes ligam ele à facção e outros crimes maiores praticados pela facção", afirmou Weber.

O suspeito que guardava os coletes em casa estava foragido da Colônia Penal Agrícola há dois meses até ser preso pela polícia na quarta-feira (27). Para o delegado, o rapaz é ligado a uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios e cumpria ordens.

A agência das Moreninhas foi furtada duas vezes em um curto espaço de tempo. Na primeira vez, os bandidos levaram dinheiro e usaram maçarico para arrombar o cofre e, na segunda vez, os ladrões levaram o cofre inteiro, que tinha sido reposto há pouco tempo e estava ainda vazio.

Na agência da rua Ceará, os ladrões levaram crachás de identificação de funcionário, máquina de contar cédulas e coletes à prova de bala, além de furtar cerca de R$ 10 mil do cofre. Nos dois casos, as imagens do circuito interno de segurança também foram levadas pelos bandidos.

Os coletes furtados nessas situações foram encontrados na casa de um jovem de preso na quarta-feira (27), em Campo Grande. Ele foi indiciado por dupla tentativa de homicídio em uma praça do bairro José Abrão.
Com ele, a polícia apreendeu uma motocicleta furtada que foi usada no dia crime e na casa dele foram encontrados os coletes balísticos furtados das duas agências dos Correios.

Outro jovem também foi preso e indiciado por partipação nas duas tentativas de homicídio. Os dois presos ainda são investigados por uma série de roubos. Segundo o delegado Weber Luciano, eles assaltavam comércios usando os coletes balísticos como segurança própria.

Lanchonete

Um dos assaltos foi na noite de sexta-feira (23), a uma lanchonete no bairro Buriti, um dia antes da dupla tentativa de homicídio na praça do bairro José Abrão.

Câmeras de segurança do estabelecimento filmaram a ação. Os dois suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta furtada, que foi apreendida pela polícia dias depois. O bandido armado entra no local, vai em direção ao caixa e rende a funcionária responsável pela cobrança. Ele aponta a arma e exige o dinheiro. A vítima não reage e entrega toda a quantia que estava no caixa. A ação dura menos de um minuto. Em seguida, o homem foge levando o dinheiro da lanchonete.