Cultura

Documentário sobre o filme “Soy Cuba” é exibido na UFGD

28 JUL 2016 • POR • 14h40
Documentário será exibido às 17h deste sábado - 30
O projeto de extensão Cineclube UFGD exibirá o documentário "Soy Cuba: o Mamute Siberiano" (2005). Dirigido por Vicente Ferraz, o documentário começa às 17h, neste sábado (30). Todas as sessões do projeto são abertas ao público e ocorrem no cineauditório da Unidade 1, que fica à Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

De acordo com o site da UFGD, esse foi o primeiro filme do brasileiro que nos anos seguintes dirigiu também O Estado do Mundo (2007), Arquitetos do Poder (2010) e A Estrada 47 (2013).

A superprodução "Soy Cuba" foi rodada em Cuba, no início dos anos 60, pelo diretor soviético Mikhail Kalatozov, juntamente com uma equipe de 200 pessoas. A intenção original era que o filme fosse uma poderosa arma de divulgação sobre a revolução cubana, mas ele terminou sendo ignorado após sua estreia em Havana e em Moscou.

O filme ficou então desconhecido para o ocidente até a década de 90, quando foi descoberto pelos diretores Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.

O documentário "Soy Cuba: o Mamute Siberiano" apresenta depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes de "Soy Cuba", mostrando o contraste entre as culturas cubana e eslava. Entre os depoimentos estão os de Fidel Castro, Alfredo Guevara e Glauber Rocha.

Para quem deseja participar e também receber certificado de atividade de extensão, o projeto informa que as inscrições são permanentes e feitas através da lista de presença de cada sessão.

O certificado de extensão é emitido quando o participante alcança 40 horas e a carga horária pode ser cumprida nas duas sessões do Cineclube UFGD, aos sábados, às 17h, na Unidade 1 e às quintas-feiras, às 15h, na Unidade 2, pelo Grupo de Estudos InterArtes.

CONTATOS
Rede social: www.facebook.com/cineclubeufgd
E-mail: cineufgd@gmail.com
Site: https://cineufgd.wordpress.com/
Fone: 3410-2886