Conjuntura

Desrespeito

28 JUL 2016 • POR • 06h00
Independente para quais fins sejam, o bloqueio de rodovias em Mato Grosso do Sul por movimentos sociais é um flagrante desrespeito ao ir e vir do cidadão. Quem mais sofre com isso são os caminhoneiros. Afinal, são eles que carregam as riquezas produzidas no Brasil. Sem contar, as pessoas que precisam se deslocar de um local a outro, a trabalho ou em viagem para outros cantos do Estado ou até mesmo do país.


Tipos de bloqueios como esses deviam ser proibidos por lei, incluindo pesada multa a quem a descumpra.

##### Passo à frente


Apesar de a capitação de recursos da iniciativa privada ser proibida por lei nas campanhas políticas, é sabido que o candidato que tiver maior estrutura e poder aquisitivo vai levar vantagem sobre os concorrentes desprovidos desses mesmos privilégios. Os atuais detentores de mandato, por exemplo, já largam na frente dessa corrida desigual para a grande maioria que se envereda por esse caminho.


Não se engane, pois a compra de voto ainda é cultural e deve persistir nesse pleito. No entanto, só será descoberta se o eleitor reagir ao crime e denunciar.

##### Prejuízo


A Justiça Eleitoral deve ser dura com quem desrespeitou a lei nos programas gratuitos destinados aos partidos políticos. Alguns espertinhos se aproveitaram da ocasião para atrair a atenção do eleitor. O horário é para que os partidos falem de suas filosofias e notícias importantes aos seus filiados e não para fazer propaganda antecipada daqueles que vão disputar a eleição.


Antenados, os homens da lei decidiram cortar o mal pela raiz e aplicar sanções aos desavisados.

##### Indicação


A bancada federal indicou o bacharel em Direito Dorival Betini, assessor parlamentar de carreira cedido pela Assembleia Legislativa ao governo de Mato Grosso do Sul, para ocupar a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul.


Ligado ao deputado federal Geraldo Resende (PSDB), Betini vinha atuando desde janeiro deste ano na Casa Civil por indicação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), tendo deixado o cargo no último dia 25.

##### Nomeação


A nomeação de Betini ocorreu no último dia 25 e foi publicada na edição do dia 11 de julho do Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 1.390, de 8 de julho, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.


Ele ocupará a vaga deixada pelo delegado Gerson Faccina, indicado pelo deputado estadual João Grandão (PT), que também já exerceu a função no Estado.