Cidades

Programa de leitura contempla REME

13 ABR 2011 • POR • 22h18
Adiles Torres firma parceria com o Secretário de Educação Walteir Bettoni - Foto : Divulgação
DOURADOS – O Instituto Weimar Torres e a Secretaria de Educação firmaram convenio de cooperação técnica, para a realização do Programa Jornal e Educação “O PROGRESSO – Ensinando a Ler o Mundo”, nas escolas municipais. O convenio foi consolidado, ontem, com a presença da vice-presidente do Instituto Weimar Torres, Adiles do Amaral Torres e o Secretário Municipal de Educação, Walteir Betoni.

No termo de cooperação técnica, a Secretaria de Educação e o Instituto Weimar Torres firmam o compromisso de atuarem em parceria na divulgação e operacionalização do Programa Jornal e Educação nas escolas municipais de Dourados, a partir de maio deste ano.

Uma das cláusulas da cooperação técnica estabelece que a Secretaria de Educação deve divulgar e promover o programa como um instrumento didático-pedagógico complementar. “Isto significa que a leitura do jornal pode tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. A visão crítica é ampliada com a leitura sistemática do jornal”, esclarece Adiles do Amaral Torres.

Ao Instituto Weimar Torres caberá, dentre outras ações, o envio de jornais, a capacitação dos educadores e a publicação dos resultados do Programa, através da página Educação, do O PROGRESSO.


O secretário municipal de Educação, Walteir Betoni, acredita na parceria que já acontece desde de 1998, ano de implanta-ção do Programa Jornal e Educação “O PROGRESSO - Ensinando a Ler o Mundo”. “ Vamos continuar juntos, promovendo a formação de leitores nas escolas e bibliotecas de Dourados. A leitura é a base de tudo. Na sala de aula, o jornal vai colaborar para que os leitores tenham mais argumentos e visão crítica. Com isso poderão se posicionar melhor diante da realidade em que vivem”

#####INSTITUTO WEIMAR
Criado em abril de 2010, o Instituto Weimar Torres tem caráter educativo, histórico, artístico e cultural, sem fins lucrativos. O compromisso é de promover e incentivar os projetos de educação, cultura e esporte, visando garantir melhorias no aspecto social e no bem comum.

A execução de suas atividades ocorre, fundamentalmente, por meio de parcerias e alianças firmadas com empresas priva-das, setor público e entidades sem fins lucrativos.