Armamento

Guarda Municipal recebe mais 50 armas não letais

26 JUL 2016 • POR • 19h19
Comandante Vicente Chencareck apresentando o material. - Foto: A. Frota
A Guarda Municipal de Dourados continua o seu processo de equipamento e modernização. Acaba de receber e já está em uso mais 50 pistolas de condutividade elétrica, que são armas não letais.


De acordo com o comandante da Guarda, João Vicente Chencarek, todos os guardas já estão treinados para o uso do armamento, que a instituição já utiliza há algum tempo. Esse tipo de arma é usada para a imobilização e detenção, sem nenhum dano à saúde, de pessoas que por ventura estejam alteradas, principalmente pelo uso de drogas.


"Nossas ações tem o foco no trabalho preventivo. É uma ação visando proteger a sociedade, com atenção especial para a cidadania e o social. Neste sentido essas armas não letais são fundamentais, pois permitem a ação preventiva, preservando-se a vida da pessoa", explica Vicente.


As pistolas recebidas pela Guarda faz parte de um convênio com o Governo Federal, pelo projeto "Craque; é possível vencer". Por esse mesmo projeto a Guarda Municipal de Dourados já recebeu um micro-ônibus para monitoramento, dois veículos tipo sedan, duas motos e 150 unidades de spray de pimenta.


A Guarda espera ainda o recebimento de mais 20 câmeras de monitoramento para a instalação em pontos onde há vulnerabilidade para o uso de drogas. Vicente explica que o monitoramento é feito no Cecom (Centro de Comunicação e Monitoramento) da Guarda e pelo micro-ônibus, que é a unidade móvel de monitoramento.


Pelo projeto, os guardas municipais de Dourados também receberam cursos de aperfeiçoamento, que fazem parte de um processo de qualificação, dentro da missão de tornar a GMD uma das melhores do país.