Informe C

Dando os passos para o projeto

21 JUL 2016 • POR Do Progresso • 06h00
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, se reuniu no último final de semana com o juiz federal Odilon de Oliveira, entregando um ofício solicitando a doação dos U$ 2,4 milhões (equivalentes a R$ 8 milhões) que foram apreendidos durante a operação "Corumbá Segura II’, para a construção da sede do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), em Dourados. O encontro aconteceu no posto fiscal do Lampião Aceso, na BR-262, no decorrer da ação organizada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, reunindo o DOF, Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal. "O DOF tem realizado um trabalho extraordinário de combate ao crime organizado, mas ainda não obteve o devido reconhecimento, uma vez que, sequer possui sede própria", destacou o secretário, esperando "contar com a sensibilidade do juiz federal."


##### Embalando


Depois do PRB, o PPS, como esperado, anunciou apoio à candidatura à prefeita da vereadora Délia Razuk (PR). Assim, ganha mais força a sua campanha. O nome do empresário e produtor rural Marisvaldo Zeuli é dado como certo para ser companheiro de Délia como vice. O comando da campanha da vereadora aguarda, agora, uma sinalização positiva de apoio do PT douradense. O deputado federal Zeca do PT e Londres Machado trabalham para isso. Mas é aguardada a adesão de pequenos partidos, os chamados nanicos, que ajudam a somar votos. O negócio é ciscar para dentro e não para fora, como já acontece.

##### Rádio dourado


"A jornalista pré-candidata a vereadora Lia Nogueira prometeu, em Dourados, que, se eleita, levará uma vassoura para o plenário do Legislativo, onde pretende ter ‘postura independente’. Vale lembrar que ela foi considerada a profissional mais fanática do falecido prefeito Ari Artuzzi. Como ‘prêmio’, foi guindada em sua assessoria como braço direito do delator Eleandro Passaia. Memória curta no ar." O apimentado comentário é do colunista Reinaldo Rosa, no "De olho na TV", no Campo Grande News.

##### Cerco


Essa pegou muitos de surpresa: a 3ª Vara da Justiça Federal bloqueou bens de André Puccinelli (PMDB), confirmou na tarde de terça-feira o advogado René Siufi, que defende o ex-governador. Investigação da Polícia Federal sobre lavagem de dinheiro teria motivado o bloqueio, segundo o advogado, que já pediu cópia da decisão na 3ª Vara, a mesma em que tramita a Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal e sua 2ª fase, a Fazendas de Lama, quando André, no 10 de maio, teve de prestar depoimento à PF.

##### Conformado


O deputado federal Carlos Marun (PMDB) avaliou, ontem, que "foi um exercício da megalomania petista o fato de realizarmos no curtíssimo período de dois anos os maiores eventos do planeta: Copa do Mundo e Olimpíadas. Mas, agora, só nos resta torcer para que tudo corra bem. A infraestrutura ficou pronta. Não estamos passando a vergonha dos estádios inacabados. O Rio é lindo. Vamos receber bem os turistas e apresentar uma boa imagem do Brasil nesta hora de recomeço."

##### Acabou


Desde ontem, está proibida a realização de enquetes eleitorais. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral destacou, a diferença entre enquete e pesquisas eleitorais. A primeira é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem método científico. Esse tipo de consulta depende apenas da participação espontânea da pessoa. Já a pesquisa eleitoral requer dados estatísticos realizados junto a uma parcela de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos e pode ser divulgada até no dia da eleição.


### BATE REBATE


A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou a criação das universidades Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás, e a Universidade Federal de Rondonópolis, derivada da UFMT.

Os professores em greve da Rede Municipal de Ensino de Dourados realizaram doação de sangue, na manhã de ontem, no Hemocentro. A coleta começou às 7h.

Será neste sábado a etapa de Rio Brilhante do Circuito Aprosoja com a presença do especialista Mauro Osaki, pesquisador da Esalq-USP, e de João Paulo Dantas, agrônomo premiado após alcançar produtividade de 122 sacas de  soja por hectare em uma lavoura no Estado de São Paulo.

Começou ontem o prazo para que os partidos políticos realizem as convenções para escolher os candidatos que concorrerão às eleições, em outubro, para prefeito, vice e vereador. As convenções poderão ser feitas até o dia 5 de agosto.


### INFORME CURURU


Depois do farol ligado, será que será exigido limpador ligado em dia sem chuva?