Conjuntura

Solidários

21 JUL 2016 • POR Do Progresso • 06h00
A expressão ‘jaboti não sobe em árvore’ serve para ilustrar o caso das seis ‘servidoras fantasmas’ do Tribunal de Contas do Estado denunciadas pelo Ministério Público Estadual. O confisco de bens no valor de R$ 1,5 milhão foi a pena inicial da Justiça imposta a elas, demitidas pelo órgão em 2002.


Voltando à expressão acima, se elas recebiam e não trabalhavam é porque o gestor ou gestores à época permitiram que isso acontecesse. Afinal, foram eles quem as colocaram nessa mordomia e deveriam pagar por má gestão. E olha que o órgão fiscaliza a coisa pública. 

##### Fio da meada


O bloqueio dos bens do ex-governador André Puccinelli (PMDB) pela Justiça Federal reflete o grau de seu comprometimento com os demais denunciados na Lama Asfáltica.


Após deflagrar a primeira fase da operação, agentes da PF, RF e CGU estiveram em Curitiba e Maringá rastreando bens ocultados nessas duas cidades paranaenses. Certamente, o novelo desfiado aqui ramificou para o sul do país a fim de esconder parte do dinheiro desviado.

##### Espera


Embora ninguém queira antecipar sua convenção na tentativa de atrair mais aliados, desde ontem o processo de escolha de candidatos a prefeito e a vereador para as eleições de outubro já está aberto. No entanto, os fortes partidos com chances de vitória na disputa vão retardar ao máximo que puderem para fazer as acomodações em suas chapas.


Em Campo Grande, PSDB, PSD e PP devem chegar até o último minuto da data de encerramento prevista para fecharem suas composições. Ninguém quer perder o apoio de ninguém nessa fase de pré-campanha.

##### Leque


O presidente regional do PMN, empresário Máximo Brasil, avaliou no começo da semana que o deputado estadual Marquinhos Trad (PSD) é o mais preparado para administrar a cidade de Campo Grande.


  Primeiro partido a declarar apoio à pré-candidatura do PSD, o PMN reafirmou na última segunda-feira (18), durante ato político, seu compromisso de trabalhar para eleger o deputado o sucessor do prefeito Alcides Bernal (PP) nas eleições municipais de outubro.

##### Escolha


Em discurso durante o evento suprapartidário, Máximo Brasil, justificou a escolha a certeza de que "Marquinhos é o mais preparado para governar o destino da Capital". "Ele tem capacidade técnica, é jovem, dinâmico e tem amor pelas pessoas desta cidade", atestou o dirigente do PMN.


Além dele, os presidentes regionais dos PTdoB, PHS e PEN anunciaram apoio à pré-candidatura do deputado.