Cidades

Maracaju pode ser contemplado ao programa de inspeção nacional

12 ABR 2011 • POR • 19h10
Ao lado de Inês e Rodrigo, prefeito Celso concede entrevista - Foto: Thaise Dias
Maraacaju - O município de Maracaju recebeu na sexta-feira passada (8), a visita da técnica da Delegacia Federal de Agricultura, Ines Bernadete Castro Costa Almeida. A profissional visitou a cidade para verificar a possibilidade de instalação do Sisb (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Com a adesão ao programa de inspeção nacional, o empresário do ramo de produção animal de Maracaju poderá ter, desde que inspecionado e aprovado, todo o mercado nacional a sua disposição.

A visita foi solicitada a secretária de Desenvolvimento, Iraci Padilha, pelo médico veterinário coordenador do Simm (Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju), Rodrigo Olegário Ferreira.

Segundo Rodrigo, a importância de um sistema como esse reflete diretamente no desenvolvimento do município. A inspeção realizada padroniza os produtos de origem animal e mantém a qualidade na produção sob o aspecto da higiene sanitária.

Hoje Maracaju conta com o Simm para fazer a inspeção dos produtos de origem animal. Porém, segundo Rodrigo, essa inspeção não habilita os produtos a serem comercializados nacionalmente.

Para que Maracaju seja contemplada com o Sisb, o Ministério da Agricultura seguira critérios de avaliação pautados pela legislação. Entre eles, deve avaliar a infraestrutura administrativa do Simm, a inocuidade e qualidade dos produtos cadastrados no Simm, a prevenção e combate à fraude econômica e o controle ambiental.

Inês informou que em Mato Grosso do Sul apenas duas cidades solicitaram adesão ao Sisb e, em sua visita a Maracaju, pôde constatar que a cidade está adequada e estruturada para adquirir o programa de inspeção nacional. “Maracaju está 90% dentro dos requisitos”, disse.

Esses 10% restantes, segundo Rodrigo, são referentes a alguns ajustes que ainda devem ser realizados pelos empresários e pelo serviço de inspeção local para que o município esteja adequado a receber o Sisb.

Uma vez aderido ao Sisb, o trabalho de inspeção no município continuará sendo realizado pelo Simm. A diferença, no entanto, vai ser a avaliação dos técnicos do Sisb, que farão avaliação dessa inspeção. Se tudo estiver dentro da normalidade, o produto receberá a certificação do Sisb, juntamente com a certificação do Simm.

A secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Iraci Padilha mencionou sua satisfação em saber que Maracaju está a um passo de mais uma conquista. Iraci disse que uma das metas de sua pasta é adquirir adesão a um sistema de inspeção que de mais abrangência de mercado aos produtores locais. “Fico feliz porque o nosso município será um dos primeiros do Estado a contar com esse sistema e por ser essa mais uma ação que beneficia diretamente o municipio de Maracaju”, disse.

O prefeito Celso Vargas, recepcionou a técnica da Agricultura, e disse que esse envolvimento do município em questões de desenvolvimento contínuo é a realização de mais uma de suas metas.

“Esse sistema trará aos empresários locais grandes benefícios. Um deles é a comercialização a nível nacional de seus produtos, inclusive a nossa estimada linguiça, iguaria tão apreciada na região e que pode ser um sucesso nacional”, disse.

Celso lembrou que sistemas de inspeção sérios e respeitados como o Sisb, são porta de entrada para outras empresas do ramo que podem aumentar no futuro a geração de emprego e renda para o cidadão maracajuense.