Cidades

Seminário discute inclusão de alunos em Nova Andradina

13 ABR 2011 • POR • 08h30
Seminário está sendo realizado na Universidade Estadual de MS - Foto : Queila Cuer
Nova Andradina - A abertura do I Seminário de Inclusão Escolar, realizado em parceria entre a Semec (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes), Numesp, Nuesp, APAE e todos os organismos que tratam do apoio aos portadores de deficiência foi um grande sucesso. Com a platéia lotada de pessoas interessadas no assunto, entre professores, especialistas em Educação, pais, alunos e a sociedade, o evento começou com a Sra. Telma Teodoro Rubega, representando o Prefeito José Gilberto Garcia e a Secretária de Educação, Nair Lorencini Russo. Esta, ausente por encontrar-se no Distrito de Nova Casa Verde, participando também de um evento, deixou sua mensagem de otimismo, lembrando que o Seminário é uma porta aberta para o diálogo e o estudo sobre a inclusão escolar.

O Presidente da Câmara, Vereador Adriano Palopoli, representando o Legislativo, também destacou a importância da discussão. E em nome da APAE, falou o presidente da entidade, Sr. Ladislau Siqueira Arvelino, o qual falou sobre a preocupação dos professores e de todos os que atuam na APAE, sobre o assunto em pauta afirmando que “todos queremos ver os resultados positivos da inclusão escolar, e aqui vamos discutir a metodologia utilizada, na busca de aperfeiçoar o sistema”, afirmou ele.

A aluna Jéssica Argilero, uma inclusa, abriu os trabalhos dizendo: “sejam bem vindos ao Primeiro Seminário de Inclusão Escolar. Os alunos com deficiência agradecem a todos”, e foi aplaudida pelo seu entusiasmo e pelo esforço empreendido, vencendo a própria dificuldade para saudar os presentes.

Ao se desfazer a plataforma de honra, após as falas, foi exibido um vídeo, apresentado pela Coordenadora Pedagógica do Numesp, Sra. Claudia Benitez Pina, onde foram mostrados os dados que compõem o banco de informações sobre os alunos incluídos do Município de Nova Andradina. Em seguida, a Diretora da Escola Raio de Sol, da APAE coordenou a divisão dos grupos de estudos, que iniciaram os estudos e ao final do evento, serão divulgados os resultados das discussões.

O Prefeito José Gilberto Garcia que se encontra em viagem, deixou também sua mensagem, lembrando que “quando priorizamos a Educação, queremos que todos os aspectos sejam analisados, discutidos, e que possamos, através da qualidade dos nossos professores e profissionais que atuam nas escolas, proporcionar a todos o melhor ensino, a melhor escola.

Isso inclui, obviamente, os alunos portadores de deficiência. Portanto, quando discutimos o que está sendo feito e o que é possível ainda melhorar, só temos que aplaudir e apoiar. Por isso, determinamos à Semec, que não meça esforços para tornar a nossa Educação, um meio de inclusão social profunda e séria, para que a vida em Nova Andradina, seja boa para todos”, concluiu ele, quando autorizou a realização do Seminário.