Solenidade

Odilon Azambuja diz que patrulheiros mirins estão recebendo um alicerce

18 JUL 2016 • POR Do Progresso • 18h22
Odilon falou à turma de formandos em nome do prefeito Murilo que foi paraninfo da turma. - Foto: Max Rocha
O vice-prefeito de Dourados, Odilon Azambuja representou o prefeito Murilo na formatura da 1º turma de guardas mirins que aconteceu sábado (16) na sede provisória da entidade, no Estádio Fredis Saldivar, o Douradão. Odilon falou à turma de formandos em nome do prefeito Murilo que foi paraninfo da turma, "vocês não se devem pautar pelo que estão vendo no Brasil, devem se pautar no ensinamento que recebem de seus pais, dos instrutores, especialmente pautado pelo ensinamento do comandante e instrutor de vocês, porque hoje, a formação de caráter, a formação ética é coisa pouco esquecida pelas autoridades", frisou.


Odilon também lembrou que os guardas mirins estão recebendo instruções que são "alicerces para uma nova vida". "Vocês estão iniciando hoje uma nova etapa na formação moral, intelectual e ética, que são alicerces para uma nova vida, portanto, usem esses ensinamentos para dar a essa Nação uma nova oportunidade de crescimento, pra dar a nossos filhos, a nossos netos uma oportunidade de conviver em um País melhor. Nosso País está extremamente necessitado de gente de bem para construir coisas melhores para os nossos cidadãos", acrescentou.


Odilon encerrou o discurso transmitindo um recado do prefeito Murilo aos formandos: "O prefeito Murilo manda cada um de vocês, uma braço do fundo do coração. Quando o João Frazão assumiu a responsabilidade de colocar novamente a Guarda Mirim em pé em Dourados nós tínhamos certeza absoluta que o projeto teria sucesso. Conhecemos também Ailton Stropa, que há 47 anos também se formou como Guarda Mirim. Que vocês se espelhem nele o exemplo de honradez e seriedade para que consigam levar nosso País, nosso Estado, nosso município a melhores lugares no patamar da história", disse.


A Guarda Mirim formou sábado 75 adolescentes entre 13 a 16 anos, que fazem parte da primeira turma da Guarda Mirim.


Nesta primeira turma se formaram 29 meninas e 46 meninos que passaram por treinamentos que compreendem disciplina, hierarquia, defesa pessoal, primeiros socorros, higiene e saúde, relações interpessoais, educação ambiental e de trânsito, cidadania e direitos humanos, entre outras práticas.


A prefeitura de Dourados vem contribuindo com a formação dos adolescentes seja cedendo uma parte do espaço físico do Estádio Douradão para sede provisória da Guarda Mirim, professor de educação física, assistência social aos jovens e todo apoio da Guarda Municipal.


Dessa turma que irá se formar oito, já foram encaminhados para o mercado de trabalho. De acordo com o comandante da Guarda Mirim, Aquis Júnior Soares, o objetivo é fazer uma grande campanha junto ao empresariado local para inserir esses jovens no mercado de trabalho, inicialmente como menor aprendiz.