Literatura

O Segredo de Camões em versão brasileira

18 JUL 2016 • POR • 08h00
Baseado na literatura acadêmica para compor as páginas, todos os locais descritos foram visitados pelo escritor em viagens. - Foto: Divulgação
Em "Misterius Inversus", livro escrito pelo carioca e filho de pais portugueses, Antonio Marcos Correia, os leitores irão mergulhar em uma busca por mistérios inimagináveis através de templos, locais sagrados e destinos turísticos entre o velho continente e a cidade do Rio de Janeiro.


A obra traz como personagem principal Eduardo, um pacato bibliotecário do arquivo público em Portugal, que cai em uma armadilha montada por membros de uma sociedade secreta e passa a ser alvo de chantagem, o que o impele a uma busca por tesouros perdidos.


Na narrativa, a solução em torno do hipotético túmulo de Maria Madalena surge através de um caminho português. Na trama, o poeta Luiz de Camões teria deixado pistas em suas obras e em outros lugares que indicariam a localização de tal segredo.


O livro, segundo o autor, é uma hipótese histórica, já que traz fatos históricos reais com nexos de ficção entre eles. Além de se basear na literatura acadêmica para compor as páginas, todos os locais descritos foram visitados pelo escritor em viagens. "Essa proximidade com a realidade dá ao leitor a possibilidade de se achar próximo dos mistérios a serem resolvidos e a sensação que podemos fazer parte na vida real na solução deste e de outras incógnitas. Isso é por si só é instigante", afirma. A obra da Editora Chiado está a venda nas livrarias.

Autoria


Marcos Correia é carioca, filho de pais portugueses, atua em sua cidade natal como empresário em diversos ramos da atividade e no momento cursa graduação em relações internacionais. Desde novo, aprendeu com sua família a gostar de história, em especial aquela que liga o Brasil a Portugal.


Desde criança, tomou gosto pela leitura de qualquer coisa que se referisse a mistérios e segredos guardados pelo tempo, qualquer fato que a cronologia escondesse com um véu de brumas era fruto de sua curiosidade, que sempre foi bastante aguçada. Esta vontade de conhecer aquilo que se esconde por trás da história objetiva o levou a conjecturar uma série de teorias que se entrelaçam neste livro de ficção.


O livro conta, como pano de fundo, com lugares que existem na vida real e que fazem parte da vivência do autor.