Mundo

Ex-ministro morre após ser preso com Gbagbo na Costa do Marfim

12 ABR 2011 • POR • 22h35
O ex-ministro marfinense Désiré Tagro - Foto: AP
Désiré Tagro, ex-ministro do Interior e ligado ao ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, faleceu nesta terça-feira (12) em circunstâncias não esclarecidas, um dia depois de ter sido detido junto com Gbagbo em Abidjan.

Tagro fazia parte dos homens leais a Gbagbo detidos com ele na segunda-feira, depois do ataque à residência presidencial por parte das forças do novo presidente, Alassane Ouattara, e havia sido levado, como os demais, ao Golf Hotel, QG da oposição, confirmou um diplomata.

Segundo as fontes, Tagro estava ferido ao chegar ao hotel e foi trasladado a uma clínica, onde faleceu na manhã desta terça.

Pascal Affi N\'Guessan, líder do partido de Gbagbo, a Frente Popular Marfinense (FPI), afirmou à France Presse que ele tinha sido \"assassinado\" com um tiro no Golf Hotel, uma versão desmentida categoricamente pelo lado de Ouattara.

Segundo o diplomata, no entanto, ele teria tentado suicidar-se com um tiro na boca durante a detenção.

Désiré Tagro foi porta-voz de Gbagbo e ministro do Interior. Depois das polêmicas eleições de novembro de 2010 foi nomeado secretário-geral da presidência.

######G1