Política

PT se articula visando as eleições de 2012 no Estado

12 ABR 2011 • POR • 00h11
PT realizou sábado encontro em Jardim visando discutir estratégias para 2012 - Foto : Divulgação
Campo Grande - De olho na eleição de prefeitos e vereadores em 2012, a direção do PT em Mato Grosso do Sul está promovendo um ciclo de encontros regionais visando colher subsídios e montar uma estratégia de campanha capaz de ampliar seus quadros no próximo pleito.

A ideia é reunir as lideranças e a militância petista para discutir estratégia política para as eleições do ano que vem.

Ontem, os principais expoentes do partido se reuniram na sede do diretório regional, em Campo Grande, para discutir o processo sucessório municipal do ano que vem.



Participaram da reunião o presidente da executiva regional , Marcus Garcia, o senador Delcídio do Amaral, o deputado federal Antônio Carlos Biffi, os deputados estaduais Laerte Tetila, Cabo Almi, Paulo Duarte e Pedro Kemp, o vereador Alex do PT, além dos assessores políticos ligados ao ex-governador Zeca do PT e o deputado federal Vander Loubet.

Também integram este grupo a executiva estadual do PT, o presidente do PT de Campo Grande, João Rocha, e a executiva municipal dos setoriais do partido.

Na prática, o PT planeja ir para o confronto com PMDB e PSDB, seus principais adversários políticos, em vários municípios do Estado, principalmente em Campo Grande, onde o partido do governador André Puccinelli (PMDB) e do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) mantém um hegemonia de quase 20 anos.

Por enquanto, manifestaram interesse em disputar a prefeitura da Capital os deputados Vander Loubet e Pedro Kemp. O PMDB deve indicar um nome melhor colocado nas pesquisas qualitativa e quantitativa.

As opções no partido do governador são o secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Siufi, e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, Edil Albuquerque.

O PSDB também dispõe de duas alternativas: a senadora Marisa Serrano e o deputado federal Reinaldo Azambuja, que se quiser disputar as eleições terá de transferir seu domicilio eleitoral de Maracaju para Campo Grande.
#####CICLO DE DEBATES
O presidente da executiva estadual do partido, Marcus Garcia, deu sequencia sábado em Jardim, à série de debates que o grupo vem realizando em cidades estratégias do Estado.

A proposta é que ao final do ciclo de encontros em várias regiões, com previsão de encerramento no mês de junho, a Executiva tenha em mãos informações importantes da conjuntura política de cada canto do Estado e possa assim dar formato para as disputas eleitorais.

Há duas semanas, o município que sediou o encontro regional foi Miranda, abrangendo a região do Pantanal;

Em Jardim, participaram do encontro prefeitos, vereadores, membros, presidentes municipais e representantes dos diretórios de Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho que compõem a região Sudoeste.

O comando partidário dará continuidade ao ciclo de encontros em Coxim, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, Dourados e Campo Grande. O diretório regional pretende fazer um levantamento da conjuntura política e das especificidades de cada região.