Bebês e Crianças

Bernardo Bertolucci ganhará Palma de Ouro Honorária em Cannes

11 ABR 2011 • POR • 15h20
O cineasta italiano Bernardo Bertolucci, que será homenageado em Cannes - Foto: Divulgação
O cineasta italiano Bernardo Bertolucci será homenageado com uma Palma de Ouro Honorária durante a cerimônia de abertura do 64º Festival de Cannes, no dia 11 de maio.

A Palma de Ouro Honorária tem como objetivo reconhecer o trabalho de um cineasta importante, com qualidade reconhecida, mas que jamais tenha sido premiado no festival. Woody Allen e Clint Eastwood receberam o prêmio excepcionalmente em 2002 e 2009, respectivamente, mas a partir deste ano ele será concedido em caráter anual.

De acordo com comunicado divulgado pela organização, Bertolucci mereceu o prêmio por ter dirigido \"obras-primas intimistas do cinema italiano, afrescos monumentais como \'Antes da revolução\' (1964), \'1900\' (1976), \'O conformista\' (1970) e \'O último imperador\' (1987)\". Os responsáveis pelo festival também elogiam \"seu envolvimento político e social, movido por um lirismo profundo, e uma direção elegante e precisa, [que] dão a seus filmes um lugar único na história do cinema\".

A Palma de Ouro Honorária será entregue a Bertolucci pelo ator Robert De Niro, que trabalhou com o cineasta italiano em \"1900\", e preside o júri do festival neste ano.
######(G1)