UEMS

Alunos de Turismo participam de Festival Internacional

30 JUN 2016 • POR • 14h12
Durante o mês de junho, um grupo de acadêmicos do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, participou de importante evento na cidade de Iguassú, no estado do Paraná: o 11° Festival de Turismo das Cataratas e o 10° Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que ocorreram concomitantemente.

O evento contabilizou a presença de mais de 7 mil pessoas, de acordo com os organizadores, sendo que nesta edição, o curso de Turismo/Dourados se destacou entre as IES que mais submeteram trabalhos, no formato de artigo científico e resumo expandido.
Outro destaque foi o trabalho do professor Dr José Roberto Lunas intitulado "Turismo sustentável: dimensão institucional e jogo de atores no sistema turístico da serra da Bodoquena", que ficou entre os 10 melhores artigos apresentados.

O organizador da caravana do curso de Turismo, prof. Me. Fábio Orlando Eichenberg, avaliou como positiva a participação do curso e projeta aumentar o número de trabalhos a serem enviados para a edição 2017 do evento que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, com a temática: "Turismo e Cidades Criativas" norteará a construção dos trabalhos acadêmicos.

"Além do viés científico do evento, considerado um dos mais importantes do país, os participantes inscritos tiveram a oportunidade de interação com os atrativos turísticos locais", explicou Eichenberg.

Os acadêmicos do curso de turismo tiveram a oportunidade de realizar algumas visitas técnicas para vivência e compreensão das atividades turísticas oferecidas em Foz do Iguaçu como: as Cataratas do Iguaçu, que é um destino turístico que recebe anualmente mais de um milhão de visitantes, sendo mundialmente reconhecidas pela sua beleza.

Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu), possui uma estrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas. Esse conhecimento é fundamental para a formação do Bacharel em Turismo.

Além deste atrativo, os alunos também conheceram o Parque das Aves, o Dreamland Museu de Cera, o primeiro museu de cera da América Latina, e O Vale dos Dinossauros, um novo atrativo turístico que leva o visitante para uma caminhada ao ar livre, com 20 dinossauros animatrônicos que possuem movimentos e sons.

As atividades ocorreram mediante aprovação de um Projeto de Atividade Complementar (Proe/UEMS) e com aporte financeiro do PNAEST (Programa Nacional de Financiamento Estudantil) e UEMS.