Nova Andradina

Dia de Campo reúne mais de 170 pessoas e surpreende organizadores

30 JUN 2016 • POR • 07h30
Dia de Campo ILPE foi realizado no Sindicato Rural de Nova Andradina, reunindo 170 produtores rurais daquela região. - Foto: Divulgação
Os desafios na implementação de sistemas integrados de produção. Este foi tema da palestrada ministrada pelo diretor-tesoureiro do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, ministrada durante o Dia de Campo ILPF, realizado no dia 28 de junho, em Nova Andradina/MS, com a participação de mais de 170 produtores rurais da região.


Para Novaes, conhecido como ‘Mandi’, o evento oportunizou acréscimo de conhecimento em relação ao sistema de integração. "Uma das alternativas para driblar os riscos próprios das atividades no campo é a diversificação da produção", salientou o diretor da Famasul que é também presidente da Fundação MS: "Os resultados mostram que a integração pode trazer ganhos produtivos", ressalta.


O evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Nova Andradina e pela Cocamar, em parceria com os sindicatos rurais de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Fundação MS, Embrapa Gado de Corte e outras instituição. A programação do Dia de Campo contou com palestras e debates com exemplos práticos dos resultados obtidos por meio deste sistema.


Novaes destacou que a técnica tem sucesso comprovado, tanto em termos de eficiência e diversificação, quanto em sustentabilidade. Além disso, em sua palestra, o especialista enfatizou a importância desse sistema para a rotação de culturas e, ainda, como opção para a pecuária e a recuperação de solos arenosos, por exemplo.


Para o presidente do Sindicato Rural de Nova Andradina, o sucesso no número de participantes é reflexo do interesse do setor por informações de qualidade e pertinentes. "Com muito otimismo, aguardamos a participação de cerca de 150 pessoas, então a inscrição de aproximadamente 180 superou nossas expectativas. OS temas foram excelentes e práticos, votados à rotina rural e agradaram o público".


O Dia de Campo contou com palestras sobre a evolução, impactos e desafios na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e viabilização de pastagens de qualidade por meio do consórcio milho-braquiária. Os participantes terão acesso, ainda, ao exemplo da Fazenda Estâncias das Palmeiras, que utilizou a tecnologia ILPF em sua propriedade.

Sobre o Sistema Famasul


O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado. O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

O município


Nova Andradina é um município brasileiro da região Centro-Oeste situado no estado de Mato Grosso do Sul, situado na Mesorregião do Leste de Mato Grosso do Sul e Microrregião de Nova Andradina. Com PIB de mais de 1,1 bilhão de reais, é o 475º município mais rico do Brasil e no estado, é o sétimo município mais rico. Além disso, Nova Andradina ficou com o 451º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2014, com R$ 959 milhões em consumo (índice de 0,0262%) e no estado ficou em sexto lugar. O topônimo Nova Andradina é uma homenagem ao seu fundador, Antônio Joaquim de Moura Andrade.

Acrescentou-se o vocábulo Nova para evitar que se confundisse com a de Andradina, cidade do estado de São Paulo, que por coincidência, fundada também por Moura Andrade.