TECNOLOGIA

Usuários de smartphones sofrem de cegueiras temporárias

29 JUN 2016 • POR • 13h27
O fenômeno recebeu o nome de "cegueira transitória de smartphone" e foi descrito em um novo estudo publicado no New England Journal of Medicine.

Pesquisadores do Reino Unido descrevem o caso de duas mulheres de 22 e 40 anos, que consultaram um médico após experimentar cegueira temporária em um dos olhos.

Visto que a perda de visão pode ser um sinal de problemas subjacentes graves como um acidente vascular cerebral, as duas mulheres foram submetidas a exames extensivos — incluindo exames de ressonância magnética — mas os exames não apresentaram resultados significativos.

Os pesquisadores descobriram logo depois, que ambas as mulheres costumavam checar seus telefones da mesma maneira.

Eles verificaram que as mulheres tinham o hábito de checar seus celulares antes de ir dormir e depois de acordar enquanto estavam deitadas de lado na cama.

Ambas usavam o olho que estava mais perto do teto para ler a tela, enquanto mantinham o outro olho fechado.

Depois de ler as mensagens dessa maneira, elas sofreram cegueira temporária no olho que usavam para visualizar a tela.

A princípio, a cegueira ocorria apenas algumas vezes por semana, mas acabou se transformando em um episódio diário.

Os pesquisadores acreditam que a cegueira temporária ocorreu porque o olho ativo precisou de mais tempo para adaptar-se novamente ao escuro do quarto.

Embora os pesquisadores afirmem que essa resposta à leitura no escuro seja relativamente rara, devido ao pequeno número de casos relatados, eles acreditam que é melhor usar ambos os olhos para checar os smartphones, quando você estiver no escuro.

Eles salientaram que a cegueira temporária em um olho deve ser verificada por um médico imediatamente, já que pode ser um sinal de algo mais sério.