Ponta Porã

Ponta Porã desenvolve Projeto “De mãos dadas contra o trabalho infantil”

29 JUN 2016 • POR • 06h00
Cândice Gabriela Arósio, procuradora da 24ª Região do Ministério Público do Trabalho. - Foto: Divulgação
Uma importante parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Educação, possibilitou o desenvolvimento do projeto: "De mãos dadas contra o trabalho infantil". O encerramento das atividades ocorreu na quarta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções, com uma programação de arte e cultura que contou apresentações dos alunos da REME.


O projeto "De mãos dadas contra o trabalho infantil" que atendeu neste ano 680 alunos da REME, em Ponta Porã consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates, nas escolas de Ensino Fundamental, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.


A solenidade de encerramento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Cristina da Silva Souza, procuradora da 24ª Região do Ministério Público do Trabalho, Cândice Gabriela Arósio, entre outras autoridades municipais, professores, coordenadores, diretores de escolas, alunos e pais que compareceram para prestigiar os filhos e para acompanhar as apresentações de teatro, poesia, música e dança.


A secretária Márcia Cristina, lembrou dos avanços na educação. "Iniciei minha carreira nos anos 80. Daquele tempo para cá mudou muita coisa. Naquela época existia uma grande evasão de alunos e nem todos tinham acesso a escola".


A secretária disse que com a Constituição Federal de 88 a situação começou a mudar, inclusive com o surgimento de grupos que lutavam contra o trabalho infantil. Já na década de 90, diz Márcia Cristina, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ficaram estabelecidos os direitos e aumentou a fiscalização.


A procuradora da 24ª Região do Ministério Público do Trabalho, Cândice Gabriela Arósio, disse que é importante trazer essa temática para as salas de aula, envolvendo os educadores, as famílias e a sociedade de um modo geral. "Ponta Porã está de parabéns pelo desenvolvimento exemplar do projeto". disse a procuradora parabenizando o prefeito Ludimar Novais e toda a sua equipe pelo engajamento na luta contra o trabalho infantil.


De acordo com a procuradora, o trabalho desenvolvido pela rede municipal é muito importante no sentido de instigar a criatividade e de multiplicar as informações. "As apresentações, os trabalhos apresentados pelas crianças e adolescentes, marcam para a vida toda e elas levam isso para dentro das suas casas, compartilhando isso com seus pais. E a escola, hoje, não é apenas o local onde a criança aprende o português ou a matemática, mas é o espaço onde a criança aprende a se relacionar com outras pessoas, aproveita o tempo livre para se divertir. Ponta Porã desenvolveu muito bem o projeto e esperamos que seja a campeã do Prêmio Nacional que será anunciado no dia 9 dedezembro em Brasília. Estou torcendo por Ponta Porã, espero que os alunos daqui sejam os campeões".