H1N1

Doentes crônicos ficam sem vacina contra gripe na Capital

27 JUN 2016 • POR • 15h14
Mesmo com a reabertura da vacinação contra a gripe para pacientes com doenças crônicas, ainda há reclamações sobre a falta de doses em postos de saúde de Campo Grande.
Mesmo com a reabertura da vacinação contra a gripe para pacientes com doenças crônicas, ainda há reclamações sobre a falta de doses em postos de saúde de Campo Grande.

Sista Martines tem problemas renais e faz hemodiálise há oito anos, sendo três vezes por semana. Para ela, a rotina é cansativa e fica quatro horas ligada à máquina. Preocupa-se diariamente em manter a saúde e a vacinação contra a gripe é prioridade. Apesar disso, este ano ela não conseguiu ser imunizada.

A mulher denuncia que foi três vezes ao posto de saúde e não conseguiu a vacina. Outro paciente, Ademar da Silva, também enfrenta o mesmo problema que Sista. Ele relata que procurou o posto, mas não conseguiu receber a dose.

Em uma clínica da capital sul-mato-grossense, 220 pacientes recebem atendimento. Desse total, cerca de 150 não conseguiram a vacina, mesmo pertencendo ao grupo de risco.

O diretor da clínica Euripedes Barsanuflo, que é médico nefrologista, explica que a vacinação é fundamental para quem possui algum tipo de doença crônica, pois a imunidade desses pacientes é muito baixa. Ainda segundo o profissional, o organismo dos doentes crônicos não consegue reagir, o que pode levar à morte.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) decidiu reabrir a vacinação para doentes crônicos, mesmo depois de conseguir alcançar a meta de imunização desse grupo. De acordo com a diretora de vigilância em saúde, Cláudia Calderan, o Ministério da Saúde repassou 20 mil doses para esse grupo, mas no cadastro da prefeitura consta 60 mil pacientes com doenças crônicas. A vacinação foi mantida porque observaram que o número de mortes causadas pela gripe é maior para doentes crônicos.

Cláudia afirma que a vacina está disponível em dez unidades básicas de saúde, mas o número de doses ainda é pequeno. A Sesau não tem previsão de quando deve chegar uma nova remessa. A diretora informou que 1 mil doses estão disponíveis nos postos e que mais doses foram requisitadas ao governo federal.

Confira abaixo as unidades em Campo Grande onde as doses estão disponíveis:

UBS Nova Bahia

UBS Vila Nasser

UBS Aero Rancho

UBSF Macaúba

UBS Jockey Clube

UBS Moreninha

UBS Vilar Carlota

UBS Lar do Trabalhador

UBS Coophavila

UBS Silvia Regina