Cidades

Marçal preside frente para Ensino Técnico

7 ABR 2011 • POR • 22h25
Marçal Filho durante instalação da frente parlamentar em defesa do ensino técnico federal - Foto: Divulgação
BRASÍLIA – O deputado federal Marçal Filho (PMDB) foi eleito presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante, instalada anteontem, em Brasília. “A partir de agora, os municípios brasileiros passam a contar com uma ferramenta de apoio ao ensino profissionalizante e com essa frente a população de Dourados e outras cidades de Mato Grosso do Sul podem ficar tranquilas porque vão ganhar sua Escola Técnica Federal”, afirma Marçal Filho.

A instalação da frente foi prestigiada pelo professor Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, e pela presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra.

“O secretário Eliezer aproveitou para informar que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar nos próximos dias a terceira etapa do Plano de Ampliação do Ensino Técnico e Profissionalizante do governo federal e ainda avisou que Dourados será, de fato, contemplada com uma Escola Técnica Federal”, comemora o coordenador da frente nacional.

O secretário Eliezer Pacheco destacou a importância do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que terá vinculação ao Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) e participação das entidades do Sistema “S” como o Sesi, Sesc, Senai e Senac. “Eliezer Pacheco abordou ainda a ampliação da rede federal através da criação de novos institutos até atingir a marca de mil escolas técnicas com a previsão de oferecer cerca de dois milhões de vagas para cursos técnicos profissionalizantes dentro do Pronatec”, salienta Marçal Filho.

O deputado explica que a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante será composta por deputados e deputadas federais, bem como representantes de entidades da sociedade civil que solicitarem sua inscrição por intermédio dos coordenadores das frentes estaduais. “A frente terá um colegiado de parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil e representante das frentes estaduais, abrindo espaço para a participação direta da sociedade nos debates em favor do ensino técnico e profissionalizante”, reforça Marçal Filho.

A implantação da frente aconteceu na Sala de Reuniões da Comissão de Educação e Cultura, na Câmara dos Deputados, e contou com a presença dos deputados Alceu Moreira, Alex Canziani, Artur Bruno, Laércio Oliveira, Luiz Noé, Newton Lima, Oziel Oliveira, Professora Dorinha Seabra, Raimundo Gomes de Matos, Ronaldo Zulke e Rui Costa.

Também estiveram presentes como convidados Ângela Sérgio Torres, consultora da Direção Geral do Sesc Nacional, Ana Beatriz de Almeida, chefe do Centro Nacional de Educação à Distância da CNC, Ana Paula, do Ministério do Trabalho e Emprego, Michele Louise de Moura, assessora parlamentar do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, Denise Cristina Correa, analista de Desenvolvimento Industrial do Senai e Nacim Walter Chielo, do Senai Nacional.