DOURADOS

Estudantes indígenas param de estudar por causa do frio

22 JUN 2016 • POR • 15h12
Estudantes indígenas param de estudar por causa do frio. - Foto: Ilustração
O frio tem afastado estudantes indígenas da escola municipal Augustinho, em Dourados. Eles vivem na reserva indígena do município, a maior do Mato Grosso do Sul, e estão sem condições para se proteger das quedas de temperatura.

As salas de aula também não têm estrutura suficiente para eles possam se aquecer. Faltam vidros nas janelas da escola com mais de 830 alunos. "Entra bastante vento. Fica mais frio ainda", reclama o estudante Roberto Gonçalves, de 12 anos.

Em junho, as temperaturas caíram para os 8°C em algumas manhãs. Quem estuda de manhã sente o frio com mais intensidade . "Não dá pra escrever direito porque a mão fica muito duro (sic), aí dá uma doída depois que você escreve e a outra fica no bolso. A aula inteira é assim", reclama Kenyo Vasques, de 14 anos.

Por causa do frio, alguns alunos faltam até três semanas e não voltam mais para a sala de aula. O índice de desistência na escola chega a 20%.

O diretor adjunto da escola, César Fernandes Benites, afirma que o frio colabora com as desistências. "Dizem 'ah, perdi muita aula, já não tem mais condição e não vou passar mais'. A gente ainda vai atrás, tenta, mas muitas vezes eles acabam desistindo", explica.

São cinco escolas indígenas na região e há denúncias de que nem todas as crianças receberam uniformes da prefeitura. "A gente recebeu os agasalhos e já entregou, mas, veio grande. Os sapatos também, e os menores não receberam e a gente ficou de receber, a secretária de Educação pediu para aguardar e a gente está aguardando", relata o diretor da escola, Aginaldo Rodrigues.

A prefeitura informou que no início do ano letivo foram entregues uniformes para todos os alunos da rede municipal, incluindo a comunidade indígena. Sobre os reparos nas salas de aula, os diretores das escolas indígenas fazem um levantamento constante e encaminham à Secretaria Municipal de Educação que é responsável por providenciar a manutenção dentro de um cronograma.