AGEPEN

Agepen reúne em Campo Grande diretores das 45 unidades penitenciárias

22 JUN 2016 • POR • 15h28
Foto: Notícias MS
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou nesta terça-feira (21), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, uma reunião com os diretores das 45 unidades penitenciárias do Estado.

A reunião que contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, antecedeu o "Seminário de Saúde Mental do Trabalho", que é realizado hoje e amanhã na Capital e reúne gestores e técnicos das áreas, nas três esferas de Governo.

Durante o encontro, o secretário de Segurança pontuou que, assim como em todo o País, a situação carcerária do Estado expira cuidados, fato que já foi comunicado ao ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.

"Reunimos-nos com o ministro em três ocasiões e pedimos a contrapartida da União nos gastos com os presos do tráfico, que representam 40% da população carcerária, não apenas com construções de presídios, mas principalmente com uma política de segurança e de fronteira", destacou José Carlos Barbosa.

Na reunião, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, agradeceu o secretário de Segurança pela atenção que tem dispensado ao sistema prisional do Estado, que foi contemplado com recursos do Programa "MS Mais Seguro" e, além disso, em breve contará com 1.613 novas vagas, com a construção de três novos presídios que estão sendo erguidos no Complexo da Gameleira em Campo Grande, com recursos de mais de R$ 52 milhões do Ministério da Justiça e Cidadania, com contrapartida do Governo do Estado.

Stropa ressaltou a importância da experiência de 12 anos do secretário como gestor público, sendo oito deles à frente da Sanesul, período em que a empresa investiu em reestruturação e modernização mais de 1 bilhão de reais. "Temos certeza que com essa importante bagagem, o secretário vai conseguir modernizar também a segurança pública, o que já começou a ser feito com o lançamento do programa MS Mais Seguro", frisou o diretor-presidente da Agepen.