CAMPO GRANDE

Sofá é objeto mais retirado das ruas da capital de MS

22 JUN 2016 • POR • 13h40
Sofá colocado em meio a entulho para remoção - Foto: Mário Bueno/ Divulgação PMCG
O sofá é o objeto mais retirado das ruas durante ações de limpeza feitas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) entre os dias 1º de janeiro e 20 de junho de 2016.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande, em um determinado local, em apenas uma hora, foram encontrados entre 20 e 25 sofás.

O objeto integra o total de 28 mil metros cúbicos de entulhos retirados das ruas. Conforme a Seintrha, a quantidade pode ser comparada a dois campos de futebol cobertos por lixos com dois metros de altura.

O trabalho de limpeza foi relizado em mil ruas, praças, escolas e Centros de Educação Infantil (Ceinf). O objetivo da ação é recolher galhos de árvores e entulhos, mas o trabalho maior foi para remover restos de construções.

Entre os objetivos das ações de limpeza está o de prevenção a doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti.

As ações são divididas em vários processos como capina ou varrição, coleta manual, coleta mecânica, pintura de meio-fio, podas e remoções de árvores e arbustros, roçada mecanizada, manutenção permanente.

Para denunciar casos de pessoas jogando lixo em local indevido, basta ligar no 156 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), ou na ouvidoria da prefeitura pelo telefone (67) 3314-4639.

A pessoa que for notificada terá 30 dias para resolver o problema, caso contrário, ele poderá ser multada em R$ 1,8 mil a R$ 7,3 mil.