Exército

Operação Ágata apreende 10 toneladas de drogas

20 JUN 2016 • POR • 17h00
Exército fecha a fronteira
Na primeira semana de realização, a Operação Ágata 11, deflagrada na segunda-feira da semana passada, divulgou, no final da tarde de ontem, o primeiro relatório oficial das ações ao longo da fronteira do Brasil com a Bolívia e Paraguai e que teve como resultado expressivo, as apreensões de 10.758 quilos de maconha e 34,9 quilos de cocaína. As duas maiores apreensões de drogas, segundo nota do Comando Militar do Oeste (CMO), aconteceram nas regiões de Maracaju e Mundo Novo.

É, porém, nas Ações Cívico-Sociais (Aciso), que as Forças Armadas destacaram maior número de atividades, com a prestação de atendimentos médicos, odontológicos e hospitalar às comunidades situadas em locais de difícil acesso, no interior do Estado e entre a população ribeirinha, intensificando a presença do Estado nessas localidades.

Dentre os atendimentos realizados estão consultas médicas, pequenas cirurgias, aferição de pressão e orientações sobre escovação, doenças sexualmente transmissíveis, uso de drogas e gravidez precoce e também reforço nas campanhas de erradicação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dangue, zika e febre chikungunya.

Conforme o relatório, durante as ações sociais foram realizados 707 atendimentos médicos, 306 atendimentos odontológico, 823 procedimentos preventivos de saúde e distribuição de 17.534 medicamentos às comunidades do interior e ribeirinhas.