AGRO

Clima deve provocar quebra de 33,6% na safrinha de MS

20 JUN 2016 • POR • 10h30
Lavoura de milho safrinha atingida por recente geada no município de Laguna Carapã, no sul de MS - Foto: Divulgação/Aprosoja/MS
As variações climáticas que vêm ocorrendo em Mato Grosso do Sul desde o início do ano devem provocar uma quebra de aproximadamente 33,6% na projeção de produção da safrinha de milho no estado. A avaliação é da Associação dos Produtores de Soja local (Aprosoja/MS).

Segundo a entidade, antes do início do plantio da safrinha a expectativa era de que fossem cultivados até 1,793 milhão de hectares, com uma produtividade de 88,3 sacas por hectare e produção atingindo os 9,5 milhões de toneladas.

Na sexta-feira (17), a Aprosoja/MS divulgou uma nova circular do Serviço de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), com a revisão mais recente destes dados e onde é constatada uma retração expressiva de todos os números inicialmente previstos.

A área cultivada efetivamente foi de 1,740 milhão de hectares e a produtividade deve ficar em torno das 59,9 sacas por hectare, com a produção atingindo 6,3 milhões de hectares, o que configura a retração de um terço em relação ao volume inicialmente previsto.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, essa redução foi ocasionada pelo impacto de três situações climáticas que afetaram o milho. Primeiro foi a grande volume de chuvas no início do ano, o que atrasou a colheita da soja e o plantio do cereal. Depois, em abril, ocorreu um período de mais de 20 dias de estiagem, o que gerou perdas de plantas em estágio reprodutivo e por último, ocorreram geadas.

"Esse fenômeno congela a folha verde da planta, que para de realizar fotossíntese e morre. Como consequência, a espiga não evolui mais, às vezes nem produz mais grãos ou produz grãos sem peso", explica Bortolotto.

Conforme a Aprosoja/MS, a região sul do estado foi a mais afetada pelas recentes geadas, sendo que lavouras de 13 municípios foram as que sofreram mais danos, compreendendo uma área total de 751 mil hectares.