Policia

PMs puxam fila para doação de sangue

6 ABR 2011 • POR • 20h33
Militares do 3º BPM de Dourados são doadores assíduos de sangue - Foto : Cido Costa/Douradosagora
DOURADOS - Homens e mulheres do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados estão dando exemplo de cidadania. Integrantes do cadastro do Hemocentro local, policiais do Grupo Especializado Tático Motorizado (Getam) passaram uma parte da manhã de ontem doando sangue. O objetivo é ajudar abastecer o ‘banco de hemoderivados’ que atende hospitais e clínicas de Dourados, entre outros municípios da região.

Segundo a assistente social Rosa Fernandes, o Hemocentro está convocando todos os doadores para suprir o deficit de sangues dos tipos O- (doador universal) e o AB+. O alerta é para que se doe sangue antes da campanha de vacinação contra a gripe, que começa no dia 11. \"Quem tomar a vacina deve aguardar um mês para doar sangue e as pessoas que tiveram dengue precisam esperar de um mês a um ano, dependendo da gravidade do caso\", explica Rosa.

O Hemocentro espera que os doadores compareçam nos próximos dias porque precisa precaver-se antes do feriadão da Páscoa, quando a coleta será suspensa dias 21 e 22, quinta e sexta-feira.
O Hemocentro fica anexo ao Pronto Atendimento Médico (PAM), Vila Industrial, e a coleta é das 6h30 às 12h. Mais informações: 3424-0400 e 3424-4192.

#####PODEM DOAR
Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
#####NÃO PODEM DOAR
Estão inaptos à doação de sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, portadores do vírus HIV ou de alguma doença infecciosa transmitida pelo sangue, diabéticos que usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral, mulheres grávidas ou que estão amamentando, com febre, menos de 50 quilos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês.

Também não podem doar, epiléticos ou com crise de asma, quem passou por cirurgia, recebeu transfusão, tatuagem ou piercing há menos de um ano. Quem teve dengue deve aguardar três meses para doar. Pacientes que passaram por exame de endoscopia também devem aguardar um ano para voltar a doar sangue.