DOCUMENTAÇÃO

Após suspensão por 2 meses, RG volta a ser entregue

19 JUN 2016 • POR • 15h22
Foto: Divulgação
Depois da suspensão do serviço de emissão da carteira de identidade por dois meses, o documento volta a ser entregue em Mato Grosso do Sul, a partir de segunda-feira (20). Cerca de 20 mil unidades ficaram represadas na máquina que voltou a imprimir na sexta-feira (17).

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Rubens Cyles Pereira, a impressão está sendo feita conforme as datas de confecção dos documentos. No interior do estado, o planejamento é de o documento volta a ser entregue em uma semana.

Durante o período em que a impressão do RG ficou suspensa, por suspensão do contrato com a empresa responsável, a confecção do documento continuou a ser feita normalmente em todos os Postos de Identificação, por meio do agendamento eletrônico no site da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Segundo a assessoria, são expedidos mensalmente em torno de 12 mil novos RG´s no estado, e o prazo para entrega do documento é de no máximo 7 dias em Campo Grande e 15 para as cidades do interior. A expectativa de Pereira é que o prazo de espera pela carteira de identidade seja normalizado a partir do mês de julho.
Emissão

Para tirar o RG é necessário fazer o agendamento eletrônico através da internet, onde se escolhe o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada. O interessado deve preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da nova identidade ou da segunda emissão. A primeira via é gratuita, já para a segunda emissão ou segunda via, o custo é de 4 UFERMS, o que equivale a R$ 94,52.