CAMPO GRANDE

Cratera avança, encosta em muro e ameaça casa

17 JUN 2016 • POR • 16h09
A cratera onde uma vaca caiu no bairro Novo Século, nesta semana, ameaça engolir uma casa que fica ao lado, em Campo Grande. Moradores do bairro estão preocupados com o avanço do buraco e reclamam que o problema é antigo na região. São quase 15 metros de profundidade.

Quando chove aumenta a preocupação da vizinhança. A cratera está entre a área rural e a urbana abrange mais de seis quadras. O caseiro Jerson Gimenez, que é responsável por uma associação adjacente, conta que o buraco está a um palmo do muro do local. Segundo ele, animais pastam diariamente ao redor e o terreno é público.

O buraco fica ao lado da área verde de uma chácara. A profunda que já encostou em minas de água. No fundo um córrego de águas cristalinas pode provocar novos deslizamentos. Moradores pedem ajuda da prefeitura para resolver o problema.

A prefeitura não confirmou se essa área é pública, mas disse que a Secretaria de Obras está monitorando o local e elaborando um projeto para conter a erosão no bairro. Com as informações, o município vai estimar os custos para analisar a viabilidade do projeto.

Vaca

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde de segunda-feira (13) para resgatar a vaca que caiu na cratera. Moradores viram o animal por volta das 12h (de MS) e acionaram os militares. Cinco bombeiros estiveram no local, na rua Ester Ana da Rocha, no início da noite.

A vaca acabou sacrificada no fim da manhã de terça-feira (14). Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com veterinária, estiveram no local para tentar retirá-la.

De acordo com a Defesa Civil, foi preciso sacrificar a vaca porque ela estava com múltiplas fraturas e passou a exalar sangue. A carcaça foi retirada do buraco com guincho e, segundo a prefeitura, será enterrada no aterro sanitário.