Mundo

Al-Qaeda recupera força no leste do Afeganistão

6 ABR 2011 • POR • 20h35
Afegãos queimam bandeiras dos EUA na estrada entre Cabul e Jalalabad, nesta terça-feira - Foto: Reuters
Os combatentes da rede terrorista da al-Qaeda estão retornando progressivamente à zona leste do Afeganistão para aproveitar a retirada das tropas americanas da região, informou nesta quarta-feira (6) o \"Wall Street Journal\".

O jornal, que cita fontes americanas, afegãs e do Talibã, assegura que este retorno da al-Qaeda à região preocupa e decepciona as autoridades dos Estados Unidos, que viram a organização islamita radical seriamente enfraquecida.

Em setembro, os Estados Unidos bombardearam um campo de treinamento da al-Qaeda no Vale de Korengal, causando a morte a dois de seus principais chefes, um saudita e um kuwaitiano, disseram ao jornal fontes da coalizão liderada pela Otan.

O jornal também indicou a morte de um dos militantes mais procurados da Arábia Saudita nesse ataque com caças americanos.

Esse bombardeio mostra o ressurgimento da al-Qaeda no Afeganistão, algo que vem ocorrendo nos últimos seis ou oito meses, coincidindo com a retirada das tropas americanas de pontos remotos do leste do país que pareciam estrategicamente irrelevantes.

Os oficiais americanos esperavam que os talibãs deixassem essas áreas para enfrentar a coalizão em outros locais, mas não fizeram isso, disse um comandante militar ao diário, e a \"al-Qaeda está voltando\".(G1)