MINISTÉRIO DA SAÚDE

CPI da Vacina convoca Ministério da Saúde a prestar esclarecimentos

16 JUN 2016 • POR • 10h46
Os vereadores que compõem CPI da Vacina (Comissão Parlamentar de Inquérito) devem ouvir na próxima semana a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues. Ela deve explicar como foi determinado o destino das doses da vacina contra a gripe H1N1 para Campo Grande. A informação partiu do relator da comissão, vereador Lívio Leite (PSDB), após reunião realizada nesta quarta-feira (15).

"Temos recebido denúncias sérias de que houve vacinação em desacordo com o que determina o Ministério da Saúde, inclusive com relação ao público vacinado", explicou o parlamentar, referindo-se à aplicação de doses em pessoas fora do grupo prioritário. O tucano informou ainda que acompanha a sindicância instaurada pela Sesau e que o Ministério Público Estadual (MPE) já instaurou inquérito para investigar o sumiço de milhares de doses, após denúncias de que não havia vacina nas unidades de saúde da cidade.

No momento, a comissão analisa os relatórios enviados pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde, detalhando onde e quando as vacinas foram aplicadas. "Temos que saber as circunstâncias e quais pessoas foram vacinadas, e porque os funcionários foram orientados a vacinar esse ou aquele", finalizou o tucano. As reuniões da são realizadas às segundas e quartas-feiras pela tarde, na Câmara Municipal e as denúncias podem ser encaminhadas pelo e-mail denuncia@camara.ms.gov.br.