Hospital

HU-UFGD elabora Manual de Dietas para padronizar preparo

15 JUN 2016 • POR • 06h00
Equipe recebeu capacitação sobre novo Manual de Dietas do HU. - Foto: HU-UFGD
Equipes de copeiras e funcionárias da cozinha do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) receberam capacitação a respeito do novo Manual de Dietas do hospital.


A elaboração do Manual foi determinada a partir da Oficina para Confecção de Planos de Ação, realizada em novembro de 2014, envolvendo os setores de Hotelaria Hospitalar das diversas instituições vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).


O Manual contém as dietas orais padronizadas no HU-UFGD e foi elaborado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Unidade de Nutrição Clínica com a finalidade de facilitar a prescrição dietética de acordo com a necessidade de cada paciente e, também, para informar toda a equipe envolvida a respeito dos cuidados com a dieta prescrita para o paciente.


"O objetivo da padronização é manter um atendimento nutricional de qualidade e seguro ao paciente, facilitando o trabalho na produção e distribuição das refeições, permitindo treinamento da equipe e adequações às condições e necessidades individuais", esclarece a nutricionista do SND, Débora Kanegae Tadano.


Por dia, a cozinha do HU-UFGD prepara, em média, 800 refeições, entre almoço e jantar, atendendo a pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital.


"Com o treinamento sanamos várias dúvidas e muito desse conhecimento serve para usar até no dia a dia, fora do trabalho. O Manual também facilita porque poderemos consultar sempre que necessário", diz a auxiliar de cozinha Kátia Souza Reis de Oliveira.