Bataguassu

Programa Vale renda: Prefeitura apoia ação socioeducativa

15 JUN 2016 • POR • 06h00
Evento teve objetivo de divulgar e comercializar os produtos artesanais produzidos pelas famílias do Vale Renda. - Foto: Divulgação
A Prefeitura de Bataguassu, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde apoiaram no último sábado (11), na praça "Jan Antonin Bata" (praça do Peixe), uma ação socioeducativa desenvolvida pelo Vale Renda, do Governo do Estado.


Segundo a coordenadora do programa, Elisangela Pazinato Vieira, a atividade teve como objetivo oferecer prestação de serviços socieassistenciais; e divulgar e comercializar os produtos artesanais produzidos pelas famílias do Vale Renda. "Nossa intenção com a atividade foi principalmente promover o fortalecimento do núcleo de geração de renda em que as famílias participantes do programa puderam expor as peças que elas desenvolvem para agregar valor na renda", disse ela.


A mobilização contou com a participação das equipes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e das acadêmicas do Vale Universidade.


Na ocasião, os alunos atendidos pelo Espaço do Saber realizaram apresentações culturais.


O Vale Renda é um programa de transferência de renda é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que visa à inclusão social, promoção da cidadania e; geração de emprego e renda. Em Bataguassu, o programa atende a população de segunda a sexta-feira em horário comercial e fica anexo à Escola Estadual "Manoel da Costa Lima".

Conquista


Bataguassu ocupa o 5º lugar entre os 79 municípios do Estado no Ranking Nacional da Transparência divulgado pelo MPF. Pela classificação, a cidade obteve nota 8,5 subindo 26 colocações com relação ao levantamento desenvolvido no ano passado. De acordo com o MPF, a análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil em uma escala que vai de zero a dez, levando em consideração as informações referentes a gastos e arrecadação por parte dos gestores federais, estaduais e municipais.


Na relação dos itens avaliados figuram receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico, assim como de acompanhamento da solicitação.


O município com melhor desempenho é Paraíso das Águas que passou de 5,4 para 9,2. Em seguida aparece Rochedo que atingiu 8,9 na última avaliação. Eldorado e Inocência empataram em quarto lugar com 8,6 pontos. Na avaliação geral dos portais do Estado, Bataguassu ocupa a 6ª colocação, já que o portal do Governo do Estado também aparece no levantamento em 2º lugar.


Segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, a reformulação do site institucional desenvolvida pelo município oportunizou o resultado satisfatório apresentado na avaliação. Caravina frisa que a transparência dos atos públicos é uma obrigação de qualquer gestor dentro da administração pública.