Campo Grande

Fiéis disputam bolo de uma tonelada em busca de casamento

14 JUN 2016 • POR • 06h00
Bolo de 21 metros de comprimento pesando uma tonelada foi distribuído ontem a fiéis na Capital. - Foto: Elvio Lopes
Realizada pelo 26º ano consecutivo, a distribuição de pedaços de um bolo de 21 metros de comprimento por 1,40 metro de largura, pesando uma tonelada e com 502 alianças em seu interior, mesmo com o frio cortante de cinco graus, com sensação térmica de dois graus centígrados, atraiu numeroso público no início da manhã de ontem para participar da tradicional celebração eucarística e dos festejos de Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande.


Considerado como o santo casamenteiro da Igreja Católica e com a data comemorada ontem, segundo o padre Odair Costa, pároco da igreja na Capital, Santo Antônio não é somente um incentivador do casamento, mas também lembrado na igreja por outros milagres, que levaram à sua canonização.


O pároco explicou, durante a distribuição dos pedaços do bolo que, em sua época, Santo Antônio ficou conhecido porque ajudava financeiramente as mulheres humildes, que não tinham dote, para que se apresentassem com o valor exigido pelos familiares do pretendente e com o enxoval, prontas para o casamento.


A primeira fiel a encontrar uma das alianças no bolo foi Rosimeire Martinez, de 50 anos, que adquiriu duas fichas e, logo no primeiro pedaço foi contemplada com a aliança e disse que foi à igreja com a intenção de participar da simpatia e arrumar um namorado. Ela levantou-se de madrugada, enfrentou o frio e depois de pegar seu pedaço de bolo, foi para o trabalho feliz pela possibilidade de conseguir um novo par depois de cinco anos de separação se a simpatia funcionar.


Quem também estava feliz, mesmo por ter participado pela primeira vez da distribuição do bolo foi a acadêmica de enfermagem Camila Graciella Ferreira, de 21 anos, que foi incentivada pela mãe para fosse até a igreja na manhã de ontem, onde chegou às 6h40 e encontrou uma aliança em um dos pedaços que adquiriu. Ela disse que atualmente estava sem namorado, mas que, com a sorte proporcionada por Santo Antônio, espera arrumar uma pretendente breve.


O bolo foi preparado pelo empresário Nabor Mendes, da Panificadora Fornello, localizada no Bairro São Francisco, que levou uma semana para finalizar as 198 placas e a decoração, terminando o trabalho com sua equipe somente na tarde de domingo e que rendeu cerca de 5 mil pedaços. Nabor afirmou, na manhã de ontem, que vai preparar um bolo de 75 metros para a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Além da distribuição do bolo, a comunidade da Paróquia de Santo Antônio, edificada no final do século 19 nas proximidades das primeiras casas de Campo Grande, também promoveu celebrações alusivas ao santo, sua festa junina e encerrou os festejos com uma procissão no final da tarde de ontem.