Cidades

Prefeito de Maracaju acompanha votação do Código Florestal

6 ABR 2011 • POR • 00h31
Prefeito Celso Vargas e o presidente do Sindicato Rural de Maracaju - Foto : Divulgação
Maracaju - O prefeito de Maracaju viajou na noite de domingo para a Capital Federal, em companhia de produtores rurais para a mobilização nacional pela votação do Código Florestal.

A manifestação, que reunirá pelo menos 10 mil produtores de todo Brasil no Congresso Nacional, tem como objetivo pressionar o parlamento para que seja votado o assunto, considerado de vital interesse do produtor.

Por Maracaju ser considerado o município maior produtor de soja no Estado e ter sua economia 82% baseada no agronegócio, Celso Vargas acompanha a comitiva que também tentara angariar ajuda para os problemas com a chuva no município. O município perdeu em torno de 40% da colheita em virtude da alta incidência pluviométrica nos primeiros meses de 2011.


Segundo o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Luciano Muzzi, o código florestal como esta, trará redução da produção, aumento da inflação, aumento de custo para o produtor rural e insegurança jurídica.

Muzzi disse que a legislação coloca na ilegalidade 90% dos produtores do Brasil, sendo mais de 16 mil dispositivos entre medidas provisórias, decretos que falam sobre a legislação ambiental.

Para o prefeito Celso, é importante que o produtor não sofra com a dificuldade de entendimento e ameaça constante de multas e penalidades.

A preocupação do setor agropecuário de garantir a votação é que, a partir de 12 de junho, entra em vigor o decreto 7029/2009, prevendo que, a partir desta data, todos os imóveis rurais deverão estar com suas reservas legais averbadas, uma exigência que jogará na ilegalidade 90% das propriedades rurais brasileiras. (com informações do Sindicato Rural de Maracaju)