GOLPE

Mulher usa mesma agulha para aplicar vacina da gripe sem eficácia

12 JUN 2016 • POR • 15h47
A mesma agulha pode ter sido usada para vacinar aproximadamente 25 pessoas contra a Influenza H1N1. Uma ex-funcionária de uma clínica de Chapadão do Sul.

A mulher foi presa em flagrante na quinta-feira(09) com agulhas, R$ 550 de um atendimento realizado em domicílio, além de 11 seringas de Fluarix guardadas dentro do guarda-roupa, ou seja, sem qualquer eficácia, já que o produto deve ser armazenado em um ambiente de 2º a 8º C.

Conforme o site Chapadense News, uma das pessoas que recebeu a dose atua na área de saúde e achou estranho a falta de luvas, lacre e o acondicionamento da vacina, que estava em um recipiente plástico, fora do recomendado isolamento térmico.

Para tentar entender a situação, a vítima na manhã seguinte até a clinica onde a atendente trabalhava e descobriu que ela tinha sido demitida há cerca de uma semana. Ela então procurou o Ministério Público Estadual que acionou a Polícia Civil.

A autora foi presa em flagrante por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos, ou medicinais, perigo para a vida ou a saúde de outrem, furto qualificado com abuso de confiança ou mediante fraude.

Além de estar sendo acusado por roubo de vacina, a mulher usava metade do medicamento que sobrava das crianças em outras pessoas, quando a recomendação do Ministério da Saúde é o descarte. No celular apreendido da atendente haviam conversas de clientes em busca da vacina.

O delegado responsável pelo caso, Danilo Mansur, pede a todos que foram vacinados em seu domicílio contra a doença procurem a Polícia Civil a fim de saber se foram vítima do golpe. Foi informado que houve 25 imunizações realizadas com 17 agulhas.