JAPORÃ

Afetada de novo por chuvas, Japorã volta a decretar emergência

8 JUN 2016 • POR • 10h59
A prefeitura de Japorã, a 477 quilômetros de Campo Grande, decretou novamente situação de emergência. Segundo o executivo municipal, seis meses após o primeiro decreto que foi expedido em razão dos estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o município no fim do ano passado, os danos, principalmente na zona rural, ainda não puderam ser sanados.

Segundo o novo decreto, assinado pelo prefeito Vanderley Bispo de Oliveira, publicado na edição desta quarta-feira (8), do Diário Oficial dos municípios de Mato Grosso do Sul, as constantes chuvas que vem ocorrendo na região estão agravando ainda mais a situação nas áreas rurais do município.

A prefeitura aponta que está ocorrendo constantemente a paralisação das aulas nas escolas das redes municipal e estadual de ensino, em virtude da impossibilidade de trânsito do transporte escolar, assim como a suspensão dos atendimentos nas unidades básicas de saúde do distrito de Jacareí, da aldeia Porto Lindo e do assentamento Tagros, porque os profissionais de saúde não conseguem chegar a esses locais.

O decreto municipal aponta ainda que em razão da situação precária das vias de acesso a zona rural do município, os produtores não estão conseguindo escoar a produção de leite, de milho, mandioca e de hortifrutigranjeiros, o que vem acarretando diversos prejuízos econômicos e sociais.