Política

André defende traçado de ferrovia

5 ABR 2011 • POR • 00h00
André Puccinelli discursa no encontro do Codesul realizado em Porto Alegre - Foto : Rachid Waqued
Porto Alegre – Durante a reunião dos governadores membros do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) ontem, o governador André Puccinelli defendeu o traçado da ferrovia que liga o trecho Campo Grande – Maracaju – Dourados – Mundo Novo – Cascavel (PR) na ferrovia Norte-Sul, e outros dois tópicos importantes: a implantação da Guia Eletrônica de Transporte de Animais (e-GTA), que inclui a Nota Fiscal do Produtor Eletrônica, e, no setor de segurança pública, o Projeto de Segurança na Fronteira (Pefron).

“O mais novo Estado dos quatro membros do Codesul se põe ao lado de quem já investe há muitos anos. Os três tópicos são importantes, a nota fiscal eletrônica vai garantir qualidade à sanidade animal. Esta sanidade é feita com técnica baseada no cientificismo de hoje, e podemos ter uma carne para vender com melhor preço nos mercados exteriores”, afirmou André. A resolução de ação no controle do trânsito de animais dos Estados do Codesul consta na Carta de Porto Alegre, elaborada durante a reunião dos governadores.


O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse que como presidente do Codesul fará um trabalho sistêmico para que o Conselho alcance os objetivos estratégicos. “O Codesul é um instrumento de integração regional. Os estados membros representam uma potência econômica e precisamos ter a participação dos estados no orçamento da União”, destacou. A ideia é fazer com os membros do Codesul estejam mais perto do governo federal, numa voz conjunta, articulado também com a bancada federal.


“Tivemos uma reunião executiva técnica onde tratamos de assuntos sobre investimentos na área de infraestrutura. O Codesul vem com mais força e esperamos que a política regional venha com mais eficiência. As demandas são enormes e não temos recursos públicos na mesma proporção. Temos o compromisso de fazer melhor e vencer as dificuldades”, resumiu o governador do Paraná, Carlos Alberto Richa.